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- Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979)Publication . Serra, Fernando HumbertoA formação de professores é um dos pilares sobre os quais assentam o desenvolvimento e a renovação dos sistemas educativos, uma espécie de arena historicamente atravessada por modelos pedagógicos e princípios políticos, ideológicos e epistémicos, produzindo relevantes efeitos de engenharia sociocultural (Correia, 1991; 2001; Adão, 1993; Popkevitz, 1994; Popkewitz, 1997; Popkewitz & Pereyra, 1992; Nóvoa, 1991; 1997; Marcelo Garcia, 1999). Analisar a forma como evoluiu a formação de professores em determinado período histórico é, de certo modo, esclarecer a dinâmica educativa de uma sociedade, revelar os valores e princípios que norteiam os paradigmas educacionais e pedagógicos que estruturam as práticas. Pretende-se com este texto contribuir para a compreensão histórico- sociológica da relação entre a formação de professores e o poder político no contexto do pós-25 de Abril de 1974. Em particular, tem-se em vista dar conta dos efeitos daquela relação na dinâmica organizacional da, então, Escola do Magistério Primário de Lisboa (EMPL), entre 1974 e 19791.