Repository logo
 
Publication

Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979)

dc.contributor.authorSerra, Fernando Humberto
dc.date.accessioned2020-06-02T10:54:22Z
dc.date.available2020-06-02T10:54:22Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA formação de professores é um dos pilares sobre os quais assentam o desenvolvimento e a renovação dos sistemas educativos, uma espécie de arena historicamente atravessada por modelos pedagógicos e princípios políticos, ideológicos e epistémicos, produzindo relevantes efeitos de engenharia sociocultural (Correia, 1991; 2001; Adão, 1993; Popkevitz, 1994; Popkewitz, 1997; Popkewitz & Pereyra, 1992; Nóvoa, 1991; 1997; Marcelo Garcia, 1999). Analisar a forma como evoluiu a formação de professores em determinado período histórico é, de certo modo, esclarecer a dinâmica educativa de uma sociedade, revelar os valores e princípios que norteiam os paradigmas educacionais e pedagógicos que estruturam as práticas. Pretende-se com este texto contribuir para a compreensão histórico- sociológica da relação entre a formação de professores e o poder político no contexto do pós-25 de Abril de 1974. Em particular, tem-se em vista dar conta dos efeitos daquela relação na dinâmica organizacional da, então, Escola do Magistério Primário de Lisboa (EMPL), entre 1974 e 19791.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerra, F. H. (2018) Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979) in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 102-150) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-01-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook1-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola do Magistério Primário de Lisboapt_PT
dc.subjectEscola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.subjectArquivo Históricopt_PT
dc.titleEducação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage102pt_PT
oaire.citation.titleO edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferênciaspt_PT
person.familyNameSantos Serra
person.givenNameFernando Humberto Santos Serra
person.identifier.ciencia-id031C-11D8-5932
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione9034436-b031-4baa-be2b-c170534c5133
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye9034436-b031-4baa-be2b-c170534c5133

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação e poder em tempos derevolução e contra-revoluçãoO edifício da escola superior de educação de Lisboa.pdf
Size:
280.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format