Publication
Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979)
dc.contributor.author | Serra, Fernando Humberto | |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T10:54:22Z | |
dc.date.available | 2020-06-02T10:54:22Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A formação de professores é um dos pilares sobre os quais assentam o desenvolvimento e a renovação dos sistemas educativos, uma espécie de arena historicamente atravessada por modelos pedagógicos e princípios políticos, ideológicos e epistémicos, produzindo relevantes efeitos de engenharia sociocultural (Correia, 1991; 2001; Adão, 1993; Popkevitz, 1994; Popkewitz, 1997; Popkewitz & Pereyra, 1992; Nóvoa, 1991; 1997; Marcelo Garcia, 1999). Analisar a forma como evoluiu a formação de professores em determinado período histórico é, de certo modo, esclarecer a dinâmica educativa de uma sociedade, revelar os valores e princípios que norteiam os paradigmas educacionais e pedagógicos que estruturam as práticas. Pretende-se com este texto contribuir para a compreensão histórico- sociológica da relação entre a formação de professores e o poder político no contexto do pós-25 de Abril de 1974. Em particular, tem-se em vista dar conta dos efeitos daquela relação na dinâmica organizacional da, então, Escola do Magistério Primário de Lisboa (EMPL), entre 1974 e 19791. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serra, F. H. (2018) Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979) in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 102-150) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-01-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11757 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook1-compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escola do Magistério Primário de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Arquivo Histórico | pt_PT |
dc.title | Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979) | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.title | O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências | pt_PT |
person.familyName | Santos Serra | |
person.givenName | Fernando Humberto Santos Serra | |
person.identifier.ciencia-id | 031C-11D8-5932 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e9034436-b031-4baa-be2b-c170534c5133 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e9034436-b031-4baa-be2b-c170534c5133 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Educação e poder em tempos derevolução e contra-revoluçãoO edifício da escola superior de educação de Lisboa.pdf
- Size:
- 280.14 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format