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Caracterização experimental da rotura de diques fluviais por galgamento

authorProfile.emailbiblioteca@isel.pt
dc.contributor.advisorAmaral, Sílvia Rute Caleiro
dc.contributor.advisorAleixo, Rui Jorge Ferreira
dc.contributor.authorPalinhos, Marta Gonçalves
dc.date.accessioned2025-03-13T09:02:33Z
dc.date.available2025-03-13T09:02:33Z
dc.date.issued2024-12
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Hidráulica
dc.description.abstractA manifestação das alterações climáticas tem vindo a provocar a rotura de barragens de aterro e diques. Estas provocações apresentaram particular interessante no campo da investigação ao nível da rotura de barragens de aterro – área com maior incidência de estudo. Todavia, a rotura de diques fluviais também apresenta interesse, sendo vários os motivos que suportam a necessidade de desenvolver novos estudos acerca de acidentes nesta matéria. Entre os motivos que podem originar a rotura de um dique, podem existir a ocorrência de graves inundações afetando as áreas urbanas e rurais e resultando em perdas humanas, económicas e ambientais significativas. A rotura de um dique é um processo complexo dependente não apenas das condições do escoamento no rio, mas também das condições geotécnicas do corpo do dique. Assim, a realização de estudos dedicados, que permitam aprofundar o conhecimento sobre os processos de desencadeamento e evolução da rotura, contribuirão para uma melhor caracterização do hidrograma efluente do dique em rotura e, consequentemente, para a obtenção de melhores estimativas das áreas inundadas. O tema da dissertação está inserido num projeto de investigação financiado pela FCT, designado por “DikesFPro – Integração de dados e modelos para a compreensão de processos de rotura de diques – PTDC/ECEGC/7739/2020” a decorrer no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) e corresponde à colaboração numa parte dos ensaios em modelo físico da componente experimental deste projeto. Assim, o trabalho de mestrado contemplou a participação em quatro ensaios experimentais cujos parâmetros estudados fora a composição do corpo do dique (curva granulométrica) e as condições de aproximação do escoamento ao dique (número de Froude), e também a participação no tratamento e análise dos dados adquiridos. Os ensaios experimentais previstos utilizaram instrumentação e métodos experimentais inovadores, que permitiram monitorizar e caracterizar os parâmetros de interesse para os fenómenos em estudo, nomeadamente: a evolução geométrica da brecha durante o processo de rotura, os campos de velocidade superficiais na aproximação e junto à brecha, o hidrograma efluente do dique em rotura.por
dc.description.abstractAbstract The manifestation of climate change has been causing the failure of earth-fill dams and dykes. This issue has attracted significant interest in research, particularly in the field of earth-fill dam failure, which has been more extensively studied. However, the failure of river dykes also presents considerable interest, with various reasons supporting the need for further studies on incidents related to this topic. Potential causes of dyke failure include severe flooding that affects both urban and rural areas, resulting in significant human, economic, and environmental losses. The failure of a dyke is a complex process dependent not only on river flow conditions but also on the geotechnical properties of the dyke itself. Therefore, conducting dedicated studies to deepen the understanding of the triggering and evolution processes of dyke failure will contribute to a better characterization of the effluent hydrograph of the failing dyke and, consequently, to more accurate estimates of the flooded areas. The subject of the dissertation is part of a research project funded by FCT, titled “DikesFPro – Integration of Data and Models for Understanding Dyke Failure Processes – PTDC/ECEGC/7739/2020,” which is being conducted at the Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), in partnership with the Instituto Superior Técnico (IST). It involves collaboration in a portion of the physical model tests of the experimental component of this project. Thus, the master's work included participation in four experimental tests, where the parameters studied were the composition of the dyke body (grain size curve) and the flow conditions approaching the dyke (Froude number), as well as involvement in the processing and analysis of the acquired data. The planned experimental tests employed innovative instrumentation and experimental methods, allowing for the monitoring and characterization of key parameters for the phenomena under study, including the geometric evolution of the breach during the failure process, surface velocity fields near and around the breach, and the effluent hydrograph of the failing dyke.eng
dc.identifier.citationPALINHOS, Marta Gonçalves – Caracterização experimental da rotura de diques fluviais por galgamento. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2024. Dissertação de Mestrado.
dc.identifier.tid203811151
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21664
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRotura de diques fluviais
dc.subjectEnsaios experimentais
dc.subjectProcesso de evolução da brecha
dc.subjectReconstrução 3D
dc.subjectCampos de velocidade superficiais
dc.subjectParticle Imaging Velocimetry (PIV)
dc.subjectRupture of river dikes
dc.subjectExperimental trials
dc.subjectRupture gap
dc.subject3D reconstruction
dc.subjectPTV velocity maps
dc.titleCaracterização experimental da rotura de diques fluviais por galgamentopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116
oaire.citation.startPage1
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

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