Repository logo
 
Publication

Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorCorreia, Maria do Rosário
dc.date.accessioned2021-01-26T10:13:55Z
dc.date.available2021-01-26T10:13:55Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractIdentificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2008). Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal. Observatório da Publicidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12686
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherObservatório da Publicidadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectSexo na publicidadept_PT
dc.subjectViolência na publicidadept_PT
dc.subjectAnálise psicossocialpt_PT
dc.subjectPersonagens na publicidadept_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectValores sociaispt_PT
dc.subjectEstilos de vidapt_PT
dc.subjectAnálise cromáticapt_PT
dc.subjectMensagem publicitáriapt_PT
dc.subjectProduto publicitáriopt_PT
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_PT
dc.titleEstereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugalpt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Lisboa]pt_PT
oaire.citation.titleEstereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugalpt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2008-ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO SEXO E VIOLÊNCIA NA PUBLICIDADE EM PORTUGAL.pdf
Size:
561.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format