Repository logo
 
Publication

Aprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de Geologia

dc.contributor.authorTorres, Joana
dc.contributor.authorMoutinho, Sara
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.contributor.authorVasconcelos, Clara
dc.date.accessioned2020-05-11T11:31:16Z
dc.date.available2020-05-11T11:31:16Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino centrada no aluno que promove o desenvolvimento de diversas competências e uma construção de conhecimento mais significativa. Os estudantes tornam-se construtores ativos do seu conhecimento e o professor altera o seu papel de transmissor da informação para facilitador do processo de resolução de problemas. De facto, esta metodologia requer uma transformação no paradigma educacional, apelando para uma maior autonomia do aluno. Com o objetivo de analisar as conceções dos professores acerca da metodologia, assim como dificuldades, constrangimentos e implicações na aprendizagem dos alunos da implementação desta metodologia, foram entrevistados sete professores estagiários, no ano letivo 2012/2013. Numa realidade onde esta metodologia é parcamente utilizada, pretendeuse que estes professores revelassem a sua opinião e vivências após trabalharem com a metodologia, sendo analisadas diferentes dimensões: significado e importância da ABP; fase de planificação; fase de implementação e considerações gerais. Tendo como pressuposto uma metodologia qualitativa, as entrevistas foram transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo. No sentido de traçar um perfil mais robusto dos professores foram analisadas também planificações por eles construídas nesse mesmo ano letivo. Verificámos que, ao nível da importância da ABP, os entrevistados reconhecem que os alunos desenvolvem competências essenciais, como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de questionar e de trabalhar em grupo, competências essas fundamentais também fora do contexto de aula. Estes constatam ainda que os alunos, no geral, estão mais motivados e envolvidos no processo de aprendizagem, construindo o seu próprio conhecimento e desenvolvendo uma imagem mais adequada de ciência. No entanto, estes indicam que esta metodologia requer muito tempo e uma maior preparação por parte dos professores verificando-se, também, uma certa relutância pelos alunos para a mudança. Relativamente à planificação e à implementação da metodologia, os professores estagiários procuram cumprir o programa e motivar os alunos, sendo o levantamento de questões e factos e o preenchimento da ficha de monitorização as etapas que parecem suscitar mais dificuldades. A falta de materiais, a dificuldade na acessibilidade a computadores, internet e outras fontes de pesquisa, destacam-se como principais obstáculos à implementação da ABP.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTorres, J.; Moutinho, S.; Almeida, A. & Vasconcelos, C. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de Geologia. PANPBL2014 - Conferência internacional – Do texto ao contexto. Concepción, (12 pp.), Chile: Universidad del Bío-Bío. CHILEpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11616
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino orientado para a investigaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_PT
dc.subjectMetodologia de ensinopt_PT
dc.subjectVisãopt_PT
dc.subjectProfessores estagiáriospt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.titleAprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de Geologiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleConferência internacional – Do texto ao contexto. PAN-PBL 2014pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameMaria da Silva de Vasconcelos
person.givenNameAntónio
person.givenNameClara
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.ciencia-id3313-76C3-8F08
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
person.identifier.orcid0000-0002-4524-9788
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication7dd22ad0-7e7b-4996-884e-f9bc8fd0f8eb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7dd22ad0-7e7b-4996-884e-f9bc8fd0f8eb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Aprendizagem Baseada em Problemas.pdf
Size:
175.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format