Publication
Ateia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpoints
dc.contributor.author | Cabral, Sónia | |
dc.contributor.author | Pinto, Débora | |
dc.contributor.author | Castelão, Sofia | |
dc.contributor.author | Fuertes, Marina | |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T08:47:50Z | |
dc.date.available | 2019-09-11T08:47:50Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O profissional experiente em Práticas Reflexivas Touchpoints (PRT) pergunta-se de que modo está a contribuir para a interação antes de agir. Pára de falar (Why am i talking -W.A.I.T.), escuta atentamente, usa linguagem acessível, valoriza as forças e reflete sobre o seu papel na ação (Cunningham, 2016). ATEIA enquanto projeto de formação deu origem a uma rede de profissionais de educação de infância com o objetivo de promover oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, através do Treino em PRT. Enquanto projeto de investigação, ATEIA, deu origem ao estudo de caso múltiplo que se apresenta neste artigo, e procurou 1) identificar características, necessidades e estratégias individuais de autorreflexão, 2) conhecer como essas estratégias enformam a prática das educadoras com as crianças, e a interação com as famílias, e 3) analisar o processo transformativo das educadoras (quem sou depois da participação no projeto). Participaram neste estudo, 6 educadoras (com idades compreendidas entre os 24 e os 37 anos de idade, tempo de serviço que variou entre 1 e 13 anos de serviço); 6 crianças (entre os 9 e os 29 meses, 2 meninas, 4 primogénitos) e suas mães com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos, todas ativas profissionalmente e com habilitações académicas ao nível do ensino superior. As educadoras participaram na formação em PRT e preencheram as fichas reflexivas para a educação em creche. Para além disso, procedeu-se à observação da qualidade da sua interação com as crianças com a escala MINDS. As educadoras e as mães avaliaram, através da PCRS, três dimensões: a confiança, o respeito mútuo e a parceria da sua relação. O tempo de serviço, o modelo pedagógico e a formação inicial das educadoras foram indicadores importantes na análise da reflexão das educadoras e relação com as famílias. Ao longo das sessões de grupo e das reflexões individuais do projeto, as educadoras envolvidas neste estudo enunciaram mudanças reflexivas que se refletiram na sua prática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.048 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10491 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação em creche | pt_PT |
dc.subject | Práticas de qualidade | pt_PT |
dc.subject | Relações | pt_PT |
dc.title | Ateia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpoints | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 133 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | pt_PT |
person.familyName | Fuertes | |
person.givenName | Marina | |
person.identifier | B-3725-2019 | |
person.identifier | 526876 | |
person.identifier.ciencia-id | 8511-7EE6-E09F | |
person.identifier.ciencia-id | 2416-A724-93B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2985-1928 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7061-5092 | |
person.identifier.rid | M-6480-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16301662000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2b30a77e-0a7d-4d2e-a71e-04b31bc67a2a | |
relation.isAuthorOfPublication | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Ateia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpointsebook_vf.pdf
- Size:
- 402.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: