Repository logo
 
Publication

Ateia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpoints

dc.contributor.authorCabral, Sónia
dc.contributor.authorPinto, Débora
dc.contributor.authorCastelão, Sofia
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2019-09-11T08:47:50Z
dc.date.available2019-09-11T08:47:50Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO profissional experiente em Práticas Reflexivas Touchpoints (PRT) pergunta-se de que modo está a contribuir para a interação antes de agir. Pára de falar (Why am i talking -W.A.I.T.), escuta atentamente, usa linguagem acessível, valoriza as forças e reflete sobre o seu papel na ação (Cunningham, 2016). ATEIA enquanto projeto de formação deu origem a uma rede de profissionais de educação de infância com o objetivo de promover oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, através do Treino em PRT. Enquanto projeto de investigação, ATEIA, deu origem ao estudo de caso múltiplo que se apresenta neste artigo, e procurou 1) identificar características, necessidades e estratégias individuais de autorreflexão, 2) conhecer como essas estratégias enformam a prática das educadoras com as crianças, e a interação com as famílias, e 3) analisar o processo transformativo das educadoras (quem sou depois da participação no projeto). Participaram neste estudo, 6 educadoras (com idades compreendidas entre os 24 e os 37 anos de idade, tempo de serviço que variou entre 1 e 13 anos de serviço); 6 crianças (entre os 9 e os 29 meses, 2 meninas, 4 primogénitos) e suas mães com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos, todas ativas profissionalmente e com habilitações académicas ao nível do ensino superior. As educadoras participaram na formação em PRT e preencheram as fichas reflexivas para a educação em creche. Para além disso, procedeu-se à observação da qualidade da sua interação com as crianças com a escala MINDS. As educadoras e as mães avaliaram, através da PCRS, três dimensões: a confiança, o respeito mútuo e a parceria da sua relação. O tempo de serviço, o modelo pedagógico e a formação inicial das educadoras foram indicadores importantes na análise da reflexão das educadoras e relação com as famílias. Ao longo das sessões de grupo e das reflexões individuais do projeto, as educadoras envolvidas neste estudo enunciaram mudanças reflexivas que se refletiram na sua prática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.048pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-02-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10491
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em crechept_PT
dc.subjectPráticas de qualidadept_PT
dc.subjectRelaçõespt_PT
dc.titleAteia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpointspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleTeoria, práticas e investigação em intervenção precocept_PT
person.familyNameFuertes
person.givenNameMarina
person.identifierB-3725-2019
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-id8511-7EE6-E09F
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0003-2985-1928
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2b30a77e-0a7d-4d2e-a71e-04b31bc67a2a
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ateia, uma rede de profissionais - relações e práticas reflexivas touchpointsebook_vf.pdf
Size:
402.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: