Repository logo
 
Publication

A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorCruz, Maria Inês Correia Barceló de Almada
dc.date.accessioned2022-03-24T11:06:00Z
dc.date.available2022-03-24T11:06:00Z
dc.date.issued2021-07-23
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende apresentar, através de uma reflexão fundamentada, a minha intervenção da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de idade. A problemática que escolhi investigar surgiu das características do contexto, pois sendo este um contexto bilingue e multicultural, surgiu a problemática “A Educação Bilingue – português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?”. A metodologia que utilizei nesta investigação foi um estudo de caso. Como conclusões do estudo, foi possível verificar que é importante haver um código de escrita para que as crianças aprendam a distinguir tanto a língua falada como a escrita. A exposição às duas línguas deve ser o mais equilibrada possível, sendo a relação pedagógica a base para toda a aprendizagem de línguas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report aims to present, through a reasoned reflection, my intervention of the Supervised Professional Practice in a Kindergarten context, with a group of 5 and 6-year-old children. The problem I chose to investigate arose from the characteristics of the context, as it is a bilingual and multicultural context. Thus the title: "Bilingual Education - Portuguese and English: what benefits and challenges for pre-school children?”. The methodology that I used in this research was a case study. As conclusions of the study, it was possible to verify that it is important to have a writing code so that children learn to distinguish both the spoken and the written language. The exposure to both languages should be as balanced as possible, being the pedagogical relationship the basis for all language learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCruz, M. I. C. (2021). A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14515pt_PT
dc.identifier.tid202937844
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14515
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectBilinguismopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectBilingualismpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleA educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
M_ Inês Cruz - Relatório da PPS II.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format