Publication
A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?
dc.contributor.advisor | Simões, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Cruz, Maria Inês Correia Barceló de Almada | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T11:06:00Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T11:06:00Z | |
dc.date.issued | 2021-07-23 | |
dc.description | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende apresentar, através de uma reflexão fundamentada, a minha intervenção da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de idade. A problemática que escolhi investigar surgiu das características do contexto, pois sendo este um contexto bilingue e multicultural, surgiu a problemática “A Educação Bilingue – português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?”. A metodologia que utilizei nesta investigação foi um estudo de caso. Como conclusões do estudo, foi possível verificar que é importante haver um código de escrita para que as crianças aprendam a distinguir tanto a língua falada como a escrita. A exposição às duas línguas deve ser o mais equilibrada possível, sendo a relação pedagógica a base para toda a aprendizagem de línguas. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report aims to present, through a reasoned reflection, my intervention of the Supervised Professional Practice in a Kindergarten context, with a group of 5 and 6-year-old children. The problem I chose to investigate arose from the characteristics of the context, as it is a bilingual and multicultural context. Thus the title: "Bilingual Education - Portuguese and English: what benefits and challenges for pre-school children?”. The methodology that I used in this research was a case study. As conclusions of the study, it was possible to verify that it is important to have a writing code so that children learn to distinguish both the spoken and the written language. The exposure to both languages should be as balanced as possible, being the pedagogical relationship the basis for all language learning. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cruz, M. I. C. (2021). A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14515 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202937844 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14515 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Prática profissional supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Bilinguismo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Supervised professional practice | pt_PT |
dc.subject | Bilingualism | pt_PT |
dc.subject | Communication | pt_PT |
dc.title | A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- M_ Inês Cruz - Relatório da PPS II.pdf
- Size:
- 1.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format