Repository logo
 
Publication

“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Andreia de Oliveira
dc.date.accessioned2019-03-08T14:10:51Z
dc.date.available2019-03-08T14:10:51Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º do CEB, em turmas do 2.º e do 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo “Qual a eficácia de um conjunto de recursos educativos relacionados com temas acerca do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade na sua consciencialização para este assunto?”, com a finalidade de desenvolver a sua consciência para vários temas relacionados com o bem-estar animal. Neste sentido estabeleceram-se como objetivos gerais: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades que possibilitam a discussão de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância para a sociedade; e (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento de muitas das ações negativas que se exercem sobre os animais. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e aberta. Os dados quantitativos foram tratados ao nível da estatística inferencial com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Os resultados do estudo indicam que as crianças foram capazes de identificar situações de injustiça, em defesa do bem-estar animal e argumentar contra as mesmas. Os recursos construídos não só foram eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal, nos temas pretendidos, como também promoveram o confronto de ideias entre os alunos, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, we present and compare the teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in 2nd and 5th grade classes. In the second part, we present the study “How effective is a set of educational resources related to animal welfare issues in 5th grade students in their awareness of this matter?”, in order to develop their awareness of animal welfare. In this sense, the following objectives were established: (i) identity the conceptions students have about various situations involving the relationship between humans and animals; (ii) develop student’s critical thinking skills regarding animal welfare through activities that enable discussion of different situations involving animals and with relevance to society; and (iii) develop their awareness of animal welfare though the recognition of many of the negative actions towards animals. We chose a methodology of mixed nature and as technique of data collection the use of questionnaire survey with closed and open questions. Quantitative data were treated at the level of inferential statistics using the Statistical Package for the Social Sciences software. Qualitative data were submitted to content analysis and categorizes accordingly. The results of the study indicate that children were able to identify situations of injustice, in defense of animal welfare and to argue against them. Not only were the resources built to raise awareness of animal welfare, but also to promote the discussion of different ideas among students, which contributed to the development of critical thinking skills.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, A. O. (2018). “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9689pt_PT
dc.identifier.tid202055221
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9689
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBem-estar animalpt_PT
dc.subjectConceções dos alunospt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectPensamento criticopt_PT
dc.subjectAnimal welfarept_PT
dc.subjectStudent conceptionspt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectCritical thinking activitiespt_PT
dc.title“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Some We Love_Some We Hate_Some We Eat_pdf
Size:
36.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: