Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
127.21 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) realizada em
Jardim de Infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao observar-se o espaço
exterior desta valência, entendeu-se que ocorriam inúmeros conflitos devido à pobreza de
equipamentos e materiais, sendo preciso introduzirem-se novos objetos. Selecionaram-se
materiais semiestruturados e soltos pelo espaço, colocando-se a questão de partida: “Como a
introdução de materiais semiestruturados influencia as ações das crianças no recreio exterior?”.
Adotou-se uma investigação-ação com o objetivo de analisar e compreender as ações e reações
das crianças aquando a introdução destes materiais. Foi considerada uma amostra por
homogeneização, de seis crianças entre os 4-6 anos. A técnica escolhida foi a observação
participante, que se consubstanciou em notas de campo e fotografias, tendo sido ainda
realizadas entrevistas semiestruturadas à educadora, assistente operacional e crianças. Para a
interpretação dos dados recorreu-se à análise de conteúdo, tendo sido feita uma árvore
categorial com os registos do antes e depois da introdução dos novos objetos. Concluiu-se que
com a introdução de materiais semiestruturados os comportamentos de brincadeira de faz-deconta
das crianças tornaram-se mais ricos e variados, tendo-se intensificado as interações de
cooperação nas brincadeiras funcionais. O grupo também aumentou o seu reportório de
movimentos, tendo percecionado inúmeras affordances.
Description
Keywords
Materiais semiestruturados Recreio exterior Comportamentos Conflitos Pré-escolar
Citation
Coelho, P., Brito, R. (2019) “Para que são as caixas?”: a introdução de materiais semiestruturados no recreio exterior da valência de educação pré-escolar in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (18-28) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa