Repository logo
 
Publication

“Para que são as caixas?”: a introdução de materiais semiestruturados no recreio exterior da valência de educação pré-escolar

dc.contributor.authorCoelho, Patrícia
dc.contributor.authorBrito, Rita
dc.date.accessioned2020-06-12T08:39:55Z
dc.date.available2020-06-12T08:39:55Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente estudo decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) realizada em Jardim de Infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao observar-se o espaço exterior desta valência, entendeu-se que ocorriam inúmeros conflitos devido à pobreza de equipamentos e materiais, sendo preciso introduzirem-se novos objetos. Selecionaram-se materiais semiestruturados e soltos pelo espaço, colocando-se a questão de partida: “Como a introdução de materiais semiestruturados influencia as ações das crianças no recreio exterior?”. Adotou-se uma investigação-ação com o objetivo de analisar e compreender as ações e reações das crianças aquando a introdução destes materiais. Foi considerada uma amostra por homogeneização, de seis crianças entre os 4-6 anos. A técnica escolhida foi a observação participante, que se consubstanciou em notas de campo e fotografias, tendo sido ainda realizadas entrevistas semiestruturadas à educadora, assistente operacional e crianças. Para a interpretação dos dados recorreu-se à análise de conteúdo, tendo sido feita uma árvore categorial com os registos do antes e depois da introdução dos novos objetos. Concluiu-se que com a introdução de materiais semiestruturados os comportamentos de brincadeira de faz-deconta das crianças tornaram-se mais ricos e variados, tendo-se intensificado as interações de cooperação nas brincadeiras funcionais. O grupo também aumentou o seu reportório de movimentos, tendo percecionado inúmeras affordances.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCoelho, P., Brito, R. (2019) “Para que são as caixas?”: a introdução de materiais semiestruturados no recreio exterior da valência de educação pré-escolar in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (18-28) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11828
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMateriais semiestruturadospt_PT
dc.subjectRecreio exteriorpt_PT
dc.subjectComportamentospt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.title“Para que são as caixas?”: a introdução de materiais semiestruturados no recreio exterior da valência de educação pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.startPage18pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameBrito
person.givenNameRita
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=t0yobwQAAAAJ&hl=en
person.identifier.ciencia-idEE18-8A3C-CA65
person.identifier.orcid0000-0002-2393-2092
person.identifier.scopus-author-id57194831391
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication66ed8a5c-0381-4a40-86ae-ce15830e97b3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery66ed8a5c-0381-4a40-86ae-ce15830e97b3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Para que são as caixaslivro_atas_4eme.pdf
Size:
127.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections