Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Modernização da Linha do Minho – troço Nine/Viana do Castelo, incluindo estações técnicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação.pdf6.95 MBAdobe PDF Download
Anexos.pdf83.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM), sendo que o mesmo está associado à produção de um Relatório de Estágio, que tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes. O relatório em apreço, suportado num estágio com a duração de 6 meses, realizado na empresa, SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., traduz no essencial o acompanhamento da empreitada de “Eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, inclusive, incluindo Estações Técnicas”. A empreitada em questão, está diretamente ligada ao plano de investimentos ferroviários que tem vindo a ser implementado ao longo de toda a Rede Ferroviária Nacional, nomeadamente, no corredor Eixo Atlântico, e contempla a Eletrificação e Reabilitação da Linha do Minho entre Nine e Valença-Fronteira, sendo que esta intervenção se encontra alinhada com os objetivos nacionais de reforço estratégico da ligação ferroviária Porto-Vigo, conforme reafirmando nas cimeiras Luso-Espanholas realizadas em 2012, 2013 e 2014. O investimento na Linha do Minho tem como principal meta a criação de condições para tornar o transporte ferroviário mais competitivo na ligação a Espanha e nas ligações inter-regionais do grande Porto com o Minho Litoral, passando estas metas pela melhoria das condições de operação da linha, reduzindo os tempos de percurso, aumentando as condições de conforto e segurança, bem como a redução de custos operacionais e de manutenção ao longo da vida útil desta infraestrutura. De entre as diversas atividades previstas na referida empreitada de modernização, considerou-se que no presente documento deveriam ser desenvolvidas algumas matérias específicas próprias da engenharia ferroviária. Desta forma deu-se destaque aos trabalhos de natureza estritamente ferroviária, em particular ao faseamento construtivo das três estações técnicas que integram este troço, bem como à necessidade de conjugação entre os Trabalhos de Via e os inerentes às Instalações Fixas de Tração Elétrica (IFTE). Relativamente à conjugação e compatibilização dos trabalhos entre estas duas especialidades, de elevada importância em linhas com tração elétrica, situação que assume ainda maior importância em linhas em exploração, como é o caso, entendeu-se que esta matéria deveria ter um tratamento preferencial ao nível do caso de estudo.
The present study regards the Master of Science Dissertation (TFM), which has been done within an Internship Report, with the main goal of obtaining a Master of Science degree in Civil Engineering (Rouds and Transportation). This report, supported by a six month internship carried out in the company SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., consisting in monitoring of the construction project “Eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, inclusive, incluindo Estações Técnicas”. This construction project is directly connected to the investment plan that has been implemented in the National Railway Network, namely in the Eixo Atlântico corridor, includes the Electrification and Rehabilitation of the Minho line between Nine and Valença-Border, being this intervention in line with the national objectives of strategic reinforcement for the Porto-Vigo railway connection, as reaffirmed in the Luso-Espanholas summits held in 2012, 2013 and 2014. The main goal of this Minho line investment is to create conditions that render the rail travel more competitive in the connection to Spain and in the interregional connections of the Grande Porto with the coastal Minho, as an improvement in the line operation conditions, decreasing travel times, enhancing the comfort and safety, as well as reducing the maintenance operational costs throughout the service life of this infrastructure. Among the several scheduled activities in the modernization project, it was considered In the present document that a special attention should be given to some specific subjects of railway engineering. Therefore, emphasis was put into works with a strictly railway nature, inherent to a phased construction, namely in the three technical stations that integrate this railway section, as well as the need of combination between the rail works and the works inherent to stationary installations of Electrical Traction. Regarding the combination and compatibility of the works between these two specialties, of high importance in tracks with electrical traction, especially in tracks under exploration, which is the case, it was considered that this subject should have a preferential treatment at the case study level.

Description

Relatório de estágio de natureza científica para obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes

Keywords

Linha do Minho Minho line Via férrea Rail track Catenária Overhead contact line Eletrificação Electrification Construção civil Civil contruction industry Estações técnicas. Technical stations

Citation

LOPES, Bruno Miguel Nunes de Almeida - Modernização da Linha do Minho – troço Nine/Viana do Castelo, incluindo estações técnicas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

CC License