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- Modernização da Linha do Minho – troço Nine/Viana do Castelo, incluindo estações técnicasPublication . Lopes, Bruno Miguel Nunes de Almeida; Martins, Armando do Carmo; Sousa, Miguel Ângelo Reis deO presente documento enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM), sendo que o mesmo está associado à produção de um Relatório de Estágio, que tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes. O relatório em apreço, suportado num estágio com a duração de 6 meses, realizado na empresa, SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., traduz no essencial o acompanhamento da empreitada de “Eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, inclusive, incluindo Estações Técnicas”. A empreitada em questão, está diretamente ligada ao plano de investimentos ferroviários que tem vindo a ser implementado ao longo de toda a Rede Ferroviária Nacional, nomeadamente, no corredor Eixo Atlântico, e contempla a Eletrificação e Reabilitação da Linha do Minho entre Nine e Valença-Fronteira, sendo que esta intervenção se encontra alinhada com os objetivos nacionais de reforço estratégico da ligação ferroviária Porto-Vigo, conforme reafirmando nas cimeiras Luso-Espanholas realizadas em 2012, 2013 e 2014. O investimento na Linha do Minho tem como principal meta a criação de condições para tornar o transporte ferroviário mais competitivo na ligação a Espanha e nas ligações inter-regionais do grande Porto com o Minho Litoral, passando estas metas pela melhoria das condições de operação da linha, reduzindo os tempos de percurso, aumentando as condições de conforto e segurança, bem como a redução de custos operacionais e de manutenção ao longo da vida útil desta infraestrutura. De entre as diversas atividades previstas na referida empreitada de modernização, considerou-se que no presente documento deveriam ser desenvolvidas algumas matérias específicas próprias da engenharia ferroviária. Desta forma deu-se destaque aos trabalhos de natureza estritamente ferroviária, em particular ao faseamento construtivo das três estações técnicas que integram este troço, bem como à necessidade de conjugação entre os Trabalhos de Via e os inerentes às Instalações Fixas de Tração Elétrica (IFTE). Relativamente à conjugação e compatibilização dos trabalhos entre estas duas especialidades, de elevada importância em linhas com tração elétrica, situação que assume ainda maior importância em linhas em exploração, como é o caso, entendeu-se que esta matéria deveria ter um tratamento preferencial ao nível do caso de estudo.
- Modernização da Linha do Leste : troço Elvas(inclusive)/Fronteira : faseamento construtivoPublication . Leitão, Nuno Gonçalo Guerreiro Bastos; Martins, Armando do Carmo; Rodrigues, Rui Miguel AntunesO presente Trabalho Final de Mestrado (TFM), refere-se a um estágio, com a duração de oito meses, realizado na empresa SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S. A. enquadrado na Modernização da Linha do Leste, mais concretamente no troço entre a estação de Elvas (inclusive) e a fronteira espanhola, e tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na especialidade de Vias de Comunicação e Transportes. Ao longo da empreitada de modernização, que em termos gerais se traduziu numa ação de Renovação Integral de Via (RIV), bem como na alteração do layout da estação de Elvas, foi possível o acompanhamento e envolvimento em diversas atividades ligadas à especialidade da Via Férrea, mas igualmente em atividades complementares, nomeadamente ao nível do planeamento e faseamento construtivo, aspetos que para o caso em apreço assumem uma elevada importância uma vez que durante a realização da empreitada, a linha a intervencionar, salvo situações pontuais e de curta duração, se manteve em exploração. Os trabalhos realizados na modernização do troço em questão foram não só de natureza estritamente ferroviária, em especial operações de levantamento de via e de aparelhos de mudança de via (AMV), assentamento de via e novos AMV, balastragem e ataques pesados, execução de soldaduras, mas envolvendo igualmente a área da construção civil, nomeadamente ao nível do tratamento da plataforma ferroviária, reabilitação / reforço do sistema de drenagem (longitudinal e transversal), a construção de atravessamentos desnivelados (passagens superiores) e ainda a substituição de tabuleiros em pontes metálicas por novos tabuleiros em betão, sendo que, para além destas, foi ainda necessário considerar as tarefas inerentes à identificação e reposição dos serviços afetados. Sendo um dos pressupostos a não interrupção da exploração ferroviária foi assim imprescindível otimizar a realização dos trabalhos e maximizar os recursos a alocar, tanto ao nível dos equipamentos, como das equipas que lhe estão afetas, pelo que esta tarefa levou à necessidade de proceder, a partir do macro faseamento definido no projeto, à sua pormenorização/adequação e estabelecer as necessárias interligações e dependências entre as diferentes atividades a realizar em cada uma das intervenções previstas e devidamente articuladas com os reduzidos períodos de interdição disponibilizados. Dada a importância dos aspetos inerentes ao faseamento construtivo e à otimização de recursos em intervenções em linhas ferroviárias, em especial em situações em que a exploração se mantém, esta matéria foi aprofundada no âmbito do caso de estudo. O estudo do faseamento construtivo da estação, permitiu uma compatibilização deste com o plano de assentamento das barras de carril da estação, das diferentes linhas, uma otimização nos levantamentos, fazendo uma gestão dos equipamentos pesados de via, adaptada às condicionantes em obra, e soluções que melhorariam a operacionalidade das atividades a desenvolver durante a empreitada, como o carregamento do comboio de balastro. No caso do faseamento construtivo da plena via, foi possível uma redução dos equipamentos a alocar à empreitada, otimizando o processo de substituição do material de via existente por material provisório. Por fim foi possível obter alguma conclusões que se entendem que poderiam ter sido mais vantajosas para a realização dos trabalhos, nomeadamente na adaptação da circulação ferroviária durante o decorrer dos trabalhos, bem como algumas considerações quanto ao estado atual do sector da construção civil que carecem de medidas urgentes para colmatar as atuais falhas.