Repository logo
 
Publication

Metodologia de trabalho de projeto na emergĂȘncia da escrita e da leitura

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Joana Sofia Catado Malaquias
dc.date.accessioned2019-07-09T09:32:01Z
dc.date.available2019-07-09T09:32:01Z
dc.date.issued2019-05-09
dc.descriptionRelatório de Estågio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractA emergĂȘncia da leitura e da escrita no jardim-de-infĂąncia compreende determinados comportamentos adotados pelas crianças, derivados das estratĂ©gias do educador e dos estĂ­mulos do contexto. No presente relatĂłrio, A Metodologia de Trabalho de Projeto na EmergĂȘncia da Escrita e da Leitura, Ă© desenvolvido um estudo que pretende demonstrar que de facto a Metodologia de Trabalho de Projeto Ă© uma estratĂ©gia potenciadora de aprendizagens no Ăąmbito da linguagem escrita, considerando o seu caracter holĂ­stico e enfatizando os instrumentos utilizados pelas crianças e pelo educador ao longo das vĂĄrias fases de um projeto. Primeiramente Ă© realizada uma avaliação do espaço fĂ­sico e dos materiais com os quais as crianças contactavam diariamente, compreendendo de que forma Ă© que os mesmos podem despertar aprendizagens no domĂ­nio da linguagem oral e abordagem Ă  escrita. De seguida foram adotadas estratĂ©gias que vĂŁo ao encontro das aprendizagens a promover, de acordo com aquilo que jĂĄ era praticado numa fase prĂ©via Ă  PPS. Por fim, Ă© dinamizado um projeto, como forma de reconhecer que a Metodologia de Trabalho de Projeto promove aprendizagens no Ăąmbito da leitura e da escrita. Com o surgimento de alguns comportamentos das crianças que demonstravam interesse em interagir com os diferentes materiais de escrita, foram realizadas algumas alteraçÔes no espaço da sala. No final da PPS foi possĂ­vel evidenciar aprendizagens por parte das crianças, considerando que se revelou um aumento do interesse pela linguagem escrita, compreendendo este estudo como benĂ©fico para o grupo de crianças. Foi possĂ­vel clarificar que a Metodologia de Trabalho de Projeto Ă© uma evidente estratĂ©gia, potenciadora das aprendizagens, permitindo que as crianças compreendam a funcionalidade da escrita e se vĂŁo apropriando das suas convençÔes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The emergence of reading and writing in kindergarten comprises certain behaviors adopted by children, derived from educator strategies and context stimuli. In this report, A Metodologia de Trabalho de Projeto na EmergĂȘncia da Escrita e da Leitura, a study is developed that aims to demonstrate that, in fact, project based learning is a strategy that enhances learning within the written language, considering its holistic character and emphasizing the instruments used by children and the educator throughout the various phases of a project. First, an evaluation of the physical space and materials with which children contact each day is carried out, understanding how they can awaken learning in the field of oral language and approach to writing. Next, strategies were adopted to meet the apprenticeship that was being promoted, according to what was already practiced prior to the PPS. Finally, a project is carried out, as a way of recognizing that project based learning promotes learning in reading and writing. With some children showing behaviors which showed interest in interacting with the different writing materials, some changes were made to the room space. At the end of PPS, there was evidence that children were learning, once there was an increase in interest towards written language. As a result there was evidence that this intervention was beneficial for the group of children. It was possible to understand that project based learning is a strategy, which enhances learning, allowing children to understand the functionality of writing and giving them the chance to adapt to writting conventions.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFerreira, J. S. C. (2019). Metodologia de trabalho de projeto na emergĂȘncia da escrita e da leitura (Dissertação de mestrado nĂŁo publicada). Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa DisponĂ­vel em: http://hdl.handle.net/10400.21/10275pt_PT
dc.identifier.tid202249182
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10275
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectEmergĂȘncia da leitura e da escritapt_PT
dc.subjectFuncionalidade da escritapt_PT
dc.subjectConvençÔes de escritapt_PT
dc.subjectJardim de infĂąnciapt_PT
dc.subjectProject base learningpt_PT
dc.subjectEmergence of reading and writingpt_PT
dc.subjectWriting functionspt_PT
dc.subjectWrinting conventionspt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleMetodologia de trabalho de projeto na emergĂȘncia da escrita e da leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatĂłrio PPSII + ANEXOS_JoanaFerreira_2016151.pdf
Size:
10.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: