Repository logo
 
Publication

Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais

dc.contributor.authorGomes, Joana
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.date.accessioned2020-05-04T10:20:19Z
dc.date.available2020-05-04T10:20:19Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo identificar como se posicionava um grupo de 201 alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Cascais acerca de um conjunto de dilemas ecológicos envolvendo animais. Para tal foi administrado um questionário de respostas abertas com sete dilemas sobre os seguintes temas: utilização de animais no circo, touradas, adoção de animais exóticos, uso de aerogeradores, produção animal, ataque de lobos a rebanhos na Serra da Estrela e controlo da população de veados na Tapada de Mafra. O posicionamento dos alunos em relação a cada dilema foi categorizado em três perspetivas: o antropocentrismo, o biocentrismo e o ecocentrismo. Para cada dilema foi calculada a frequência relativa de incidência de ideias tradutoras destas perspetivas. Na maioria dos dilemas, os alunos defenderam posições de defesa do bem-estar dos animais, biocentrismo, muito embora algumas das ideias veiculadas encontram-se desenquadradas da realidade. Contudo, no caso da produção de animais para a alimentação, por os alunos considerarem estar em risco a própria sobrevivência humana, constatou-se um maior equilíbrio na veiculação de ideias antropocêntricas e biocêntricas. O estudo ajuda a compreender a forma como os alunos encaram várias das situações que envolvem uma relação entre o ser humano e os outros animais, evidenciando as suas formas de pensar, o que ajudar os docentes na abordagem destes temas no processo de ensino aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, J. & Almeida, A. (2019). Posicionamento de Alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais. In B. Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (pp. 127-132). Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-54541-0-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54541-0-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11569
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAntropocentrismopt_PT
dc.subjectBiocentrismopt_PT
dc.subjectDilemas éticospt_PT
dc.subjectEcocentrismopt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.titlePosicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage132pt_PT
oaire.citation.startPage127pt_PT
oaire.citation.titleInovação no Ensino da Matemática e das Ciênciaspt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PosicionamentodeAlunossobreDilemascomanimais.pdf
Size:
190.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format