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O uso de mapas como ferramenta para a construção do conhecimento histórico-geográfico no 2.º CEB

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorCosta, Dulce Isabel Valente
dc.date.accessioned2018-04-06T11:09:11Z
dc.date.available2018-04-06T11:09:11Z
dc.date.issued2017-10-04
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É composto pela descrição, análise e reflexão das experiências de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, bem como por investigação, desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo recai sobre o uso de mapas como ferramenta para a construção da aprendizagem da História e da Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, promovendo uma maior participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas. A opção pelo tema decorre das características do contexto de 2.º Ciclo, em particular o desinteresse pela aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal. De acordo com os conhecimentos prévios dos alunos, e com o recurso a mapas como ferramenta pedagógica, as turmas são conduzidas no processo de construção do conhecimento, através de atividades centradas no aluno. Estas atividades concorrem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas, sendo valorizados dois objetivos: (i) desenvolver competências de construção e leitura de mapas para a aprendizagem em História e Geografia; (ii) desenvolver competências de recolha, tratamento e análise de informação, de natureza histórico-geográfica, promotoras de maior autonomia e participação na construção do conhecimento. As três atividades, implementadas com recurso a mapas, têm diferentes intencionalidades, permitindo contextualizar espacialmente conteúdos programáticos relativos à História de Portugal. Neste processo, os alunos foram envolvidos na leitura e construção de mapas, sendo as produções realizadas, o objeto de análise e avaliação para encontrar resposta à problemática do estudo. Para a avaliação das aprendizagens foram construídas tabelas com indicadores que avaliam os objetivos específicos definidos para cada atividade, no domínio dos conteúdos, da participação e do comportamento. Os resultados mostram que, apesar de alguns alunos afirmarem não gostar de trabalhar com mapas, a natureza das atividades e o envolvimento nas tarefas propostas permitiu desenvolver um conjunto de competências histórico geográficas, em particular no domínio da localização e espacialidade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report has been developed during the subject Prática de Ensino Supervisionada crucial part in the Master’s degree course Mestrado em 1.º Ciclo e em Português, História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. This report holds a description, analysis and reflection on the experiences lived during this teaching program and it also includes a thorough investigation on these aspects. The use of maps as a tool to build learning in the portuguese history and geography is deeply explored as we believe it promotes a wider students involvement in the teaching-learning process and the development of historical and geographical skills. We have decided to further investigate this subject because it is articulated with the 2.º ciclo characteristics of context and more particularly because there is a general proven lack of interest to study Geography and History. Therefore, using a student-centred approach and the students previous knowledge on using maps as a pedagogical tool the classes are lead into a process of learning opportunities and knowledge building. The activities developed during this program support the following aims: (i) to develop skills and knowledge on creating and reading maps; (ii) to develop skills on taking and treating information of historical and geographical nature which promotes a wider independence and decision-making for the students during their learning process. The three activities using maps which were implemented during this teaching program have all undertaken different intentions. This allowed us to locate historical and geographical aspects in space. As such, in this process the students were involved in creating and reading maps and this students work is the main focus of all this investigation. In order to proceed with a proper students evaluation we created graphics with indicators that assess the specific aims for the activities in three areas: contents, involvement and behaviour. Despite the fact that some students stated they do not enjoy working with maps, the results show us that these activities and the involvement in the tasks suggested allowed them to develop a set of historical and geographical skills especially underlining two domains: location and space.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201853167
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8364
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMapapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCompetências histórico-geográficaspt_PT
dc.subjectCentralidade do alunopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMapspt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectHistorical and geographical skillsen
dc.subjectStudent- centred approachen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.titleO uso de mapas como ferramenta para a construção do conhecimento histórico-geográfico no 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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