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O uso de mapas como ferramenta para a construção do conhecimento histórico-geográfico no 2.º CEB

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O presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É composto pela descrição, análise e reflexão das experiências de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, bem como por investigação, desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo recai sobre o uso de mapas como ferramenta para a construção da aprendizagem da História e da Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, promovendo uma maior participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas. A opção pelo tema decorre das características do contexto de 2.º Ciclo, em particular o desinteresse pela aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal. De acordo com os conhecimentos prévios dos alunos, e com o recurso a mapas como ferramenta pedagógica, as turmas são conduzidas no processo de construção do conhecimento, através de atividades centradas no aluno. Estas atividades concorrem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas, sendo valorizados dois objetivos: (i) desenvolver competências de construção e leitura de mapas para a aprendizagem em História e Geografia; (ii) desenvolver competências de recolha, tratamento e análise de informação, de natureza histórico-geográfica, promotoras de maior autonomia e participação na construção do conhecimento. As três atividades, implementadas com recurso a mapas, têm diferentes intencionalidades, permitindo contextualizar espacialmente conteúdos programáticos relativos à História de Portugal. Neste processo, os alunos foram envolvidos na leitura e construção de mapas, sendo as produções realizadas, o objeto de análise e avaliação para encontrar resposta à problemática do estudo. Para a avaliação das aprendizagens foram construídas tabelas com indicadores que avaliam os objetivos específicos definidos para cada atividade, no domínio dos conteúdos, da participação e do comportamento. Os resultados mostram que, apesar de alguns alunos afirmarem não gostar de trabalhar com mapas, a natureza das atividades e o envolvimento nas tarefas propostas permitiu desenvolver um conjunto de competências histórico geográficas, em particular no domínio da localização e espacialidade.
ABSTRACT The present report has been developed during the subject Prática de Ensino Supervisionada crucial part in the Master’s degree course Mestrado em 1.º Ciclo e em Português, História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. This report holds a description, analysis and reflection on the experiences lived during this teaching program and it also includes a thorough investigation on these aspects. The use of maps as a tool to build learning in the portuguese history and geography is deeply explored as we believe it promotes a wider students involvement in the teaching-learning process and the development of historical and geographical skills. We have decided to further investigate this subject because it is articulated with the 2.º ciclo characteristics of context and more particularly because there is a general proven lack of interest to study Geography and History. Therefore, using a student-centred approach and the students previous knowledge on using maps as a pedagogical tool the classes are lead into a process of learning opportunities and knowledge building. The activities developed during this program support the following aims: (i) to develop skills and knowledge on creating and reading maps; (ii) to develop skills on taking and treating information of historical and geographical nature which promotes a wider independence and decision-making for the students during their learning process. The three activities using maps which were implemented during this teaching program have all undertaken different intentions. This allowed us to locate historical and geographical aspects in space. As such, in this process the students were involved in creating and reading maps and this students work is the main focus of all this investigation. In order to proceed with a proper students evaluation we created graphics with indicators that assess the specific aims for the activities in three areas: contents, involvement and behaviour. Despite the fact that some students stated they do not enjoy working with maps, the results show us that these activities and the involvement in the tasks suggested allowed them to develop a set of historical and geographical skills especially underlining two domains: location and space.

Description

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Mapa Competências Competências histórico-geográficas Centralidade do aluno Ensino Aprendizagem Maps Skills Historical and geographical skills Student- centred approach Teaching Learning

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