Repository logo
 
Publication

O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências

dc.contributor.advisorValente, Bianorpt_PT
dc.contributor.authorPimenta, Catarina Rocha de Ferreira
dc.date.accessioned2023-09-19T15:28:42Z
dc.date.available2023-09-19T15:28:42Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de um momento reflexivo relativo à prática realizada no 3.º ano do 1.ºCiclo. Nele está descrita a forma como foram diagnosticadas potencialidades e fragilidades de onde resultaram os objetivos gerais que foram trabalhados ao longo da intervenção e avaliados no final deste processo. Foi no decorrer do período de observação que surgiu a temática deste relatório: será que a realização de atividades práticas motiva os alunos para a aprendizagem das Ciências? Assim, considerou-se pertinente estudar algumas questões-problema acerca das aulas de Estudo do Meio, nomeadamente qual a perceção dos alunos sobre o trabalho desenvolvido nestas aulas, qual a motivação evidenciada pelos alunos, quais as razões apontadas pelos alunos para a sua motivação e que sentimentos/dificuldades os alunos e a professora sentem quando realizam atividades práticas. Para este estudo privilegiou-se uma metodologia mista, tendo a recolha de dados sido realizada através de questionários de resposta aberta e fechado, por meio de observação e entrevistas não estruturadas. Após o tratamento dos dados obtidos, os resultados deste estudo revelaram que a turma gostou de realizar atividades práticas nas aulas de Estudo do Meio, por estas terem facilitado a construção de novas aprendizagens. Manteve-se, assim, motivada para a aprendizagem das Ciências e com o desejo de continuar a desenvolver este tipo de trabalho.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report fits within the scope of the Curricular Unit of Practice of Supervised Teaching II included in the Master´s degree in the 1st and 2nd Cycles of the Basic Education. This document results from a moment of reflection on the practice carried out in a 3rd grade class. It describes the way how were diagnosed potentialities and fragilities wherefrom resulted the general objectives that have been worked throughout the intervention and evaluated at the end of this process. It was during the observation period that the subject of this report came up: Does the realization of practical activities motivate pupils for the learning of Sciences? So, it was considered adequate to study some problem questions about the Natural and Social Environment Study classes, namely what was the pupils’ perception of the work developed in such classes, what motivation they evidenced, what reasons were stated by them for their motivation and what sentiments/difficulties they and the teacher feel when performing practical activities. For this study a mixed methodology was privileged, the data collection having been made through open and closed answer questionnaires, by means of observation and non-structured interviews. After processing of the data obtained, the results of this study revealed that the class enjoyed performing practical activities in the Natural and Social Environment Study classes as they had eased the construction of new learnings. The class so remained motivated for the learning of Sciences and willing to continue developing this type of work.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPimenta, C R. F. (2016). O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16488pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16488
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectSciencespt_PT
dc.titleO impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio final_Catarina_Pimenta.pdf
Size:
7.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: