Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
524.07 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação diz respeito a uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2.º ano de uma LEB, focada na aprendizagem da classificação de quadriláteros, a qual foi promovida por um ensino de natureza exploratória. Os dados apresentados, recolhidos por registos áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focam-se na compreensão que evidenciam sobre as propriedades das figuras e suas relações, bem como nos fatores que influenciam esta aprendizagem. Os resultados mostram que a classificação hierárquica depende principalmente da robustez do conceito-imagem, da identificação dos atributos críticos das figuras, do domínio do raciocínio dedutivo e da visualização.
Description
Keywords
Geometria Raciocínio Visualização Efeito protótipo Formação inicial
Citation
Brunheira, L. & Ponte, J. P. (2015). A influência das representações na classificação de quadriláteros em futuras professoras e educadoras. In L. Santos (Ed.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 195-208). Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática