Repository logo
 
Publication

Instrumentos de rotina e mediação de comportamentos do grupo

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorCarrasqueira, Soraia Cristina da Silva
dc.date.accessioned2019-12-11T12:02:27Z
dc.date.available2019-12-11T12:02:27Z
dc.date.issued2019-07-24
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractNeste relatório faz-se um trabalho reflexivo acerca da minha prática enquanto educadora estagiária, com especial enfoque no período em que estive com um grupo de 25 crianças entre 4 e os 6 anos de idade e com a sua respetiva equipa educativa num JI público de Lisboa. É apresentada ao leitor a caraterização do contexto para enquadrar a ação educativa e as respetivas intencionalidades. O objetivo da investigação foi avaliar o contributo das rotinas para o desenvolvimento da participação das crianças, em jardim de infância. Do ponto de vista metodológico assumiu uma natureza qualitativa, tendo recorrido ao método de estudo de caso, utilizando um conjunto de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de informação. As notas de campo foram o principal instrumento de recolha de dados para evidenciar as atitudes das crianças face ao tema explorado. Na análise e discussão de dados permitiu verificar que a educadora deu uma grande importância à implementação de rotinas, e demonstrou-se disponível para experimentar vários procedimentos. Estabeleceu-se uma estreita cooperação com a educadora que permitiu às crianças desenvolverem competências de planificação e de avaliação, afirmando o seu direito à participação. Conclui-se que o desenvolvimento da participação das crianças através da implementação consistente de rotinas contribui para reforçar o seu estatuto como cidadãos de direitos. Finalmente faz-se uma reflexão sobre o papel da PPS na (re)construção da profissionalidade docente, como educadora de infância, salientando a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e uma progressiva definição pessoal de valores profissionais e modelos de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report presents a reflexive analysis about my internship in a state run preschool, in Lisbon, Portugal, where I interacted with a class of twenty-five, four- to sixyear- old children and their educational team. First of all, the institutional context and which educational intentions were pursued, is described. Then, an exploratory study is reported. It’s aim was to evaluate how the implementation of a consistent daily routine may contribute to the development of children’s participation. A qualitative case-study methodological approach was used. Data were collected mainly through field-notes. Results showed that the preschool teacher attributed a high relevance to a carefully planned daily routine and accepted that different procedures were explored. All this contributed to children´s developing of of planning and evaluation skills which in turn strengthened their autonomy when participating in classroom activities. It was concluded that a consistent daily routine implementation develops participation by children and reinforces their status as citizens by right. This report finishes reflecting how this internship contributed for the development of my sense of professionality as a preschool teacher, highlighting how theoretical as well as professional knowledge becomes intertwined, and how professional values and intervention models are progressively constructed.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarrasqueira, S. C. (2019). Instrumentos de rotina e mediação de comportamentos do grupo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10817pt_PT
dc.identifier.tid202322343
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10817
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRotinaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionada.pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectDaily routinept_PT
dc.subjectDevelopment of children’s participationpt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectPreschool childrenpt_PT
dc.titleInstrumentos de rotina e mediação de comportamentos do grupopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final da PPSII.SoraiaCarrasuqueira.2017122.pdf
Size:
854.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: