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Authors
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Abstract(s)
A presente comunicação irá incidir numa investigação realizada ao longo do ano letivo de
2013/2014, no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado
em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo a compreensão das
estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo
números naturais, e o modo como estas se desenvolvem, contemplando as seguintes questões:
i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que estratégias
de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas estratégias?; iv) Qual
a importância da discussão oral das estratégias utilizadas? A metodologia seguiu o paradigma
interpretativo, assumindo uma natureza qualitativa. Optou-se pela combinação de várias
técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e análise documental. Foram analisadas as
tiras de cálculo mental de duas alunas do 3.º ano ao longo de toda a intervenção e, recorrendo
às notas de campo efetuadas durante a partilha de estratégias, foram ainda analisadas as
estratégias utilizadas pela turma no início, meio e fim da implementação. Por último, foi aplicada
uma entrevista a essas duas alunas, a qual permitiu a identificação das estratégias utilizadas, na
mesma tira, por cada uma das estudantes.
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Keywords
Cálculo mental
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal