Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- IntroduçãoPublication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno MartinsEste é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia.
- Conceções histórico-geográficas e formação de professores em didática das ciências sociaisPublication . Hortas, Maria João; G Dias, AlfredoNeste artigo propomo-nos refletir a partir das práticas desenvolvidas na formação inicial de professores, no âmbito da didática das ciências sociais, história e geografia, sobre as representações dos estudantes acerca dos conceitos de história e de geografia e das finalidades do ensino da história e da geografia no início do 2.º ciclo de formação (mestrado), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Os objetivos que orientam esta análise crítica centram-se em: (i) reconhecer as conceções de história e geografia dos estudantes; (ii) identificar as finalidades que os estudantes referem como prioritárias no ensino da história e da geografia; (iii) analisar a perspetiva interdisciplinar dos estudantes para um ensino integrado da história e da geografia. A resposta a estes objetivos permite avançar para uma consciencialização e reflexão sobre as práticas formativas desenvolvidas no âmbito da formação inicial de professores em didática das ciências sociais, história e geografia numa perspetiva crítica. O artigo estrutura-se em três partes. Numa primeira parte, é feita uma revisão da literatura, mobilizando alguns autores de referência que nos ajudam a identificar os conceitos centrais do conhecimento histórico e geográfico. Num segundo ponto, é apresentada a metodologia de recolha, tratamento e análise da informação empírica. O terceiro ponto é dedicado à apresentação da informação recolhida, análise e reflexão crítica sobre os resultados obtidos, procurando identificar eventuais distâncias entre as representações dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem da história e da geografia, numa perspetiva interdisciplinar, e as práticas formativas em curso na formação inicial de professores (6-12 anos).
- TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos IIPublication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Cabanillas, Francisco Javier Jaraíz"Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia. Damos continuidade ao nosso propósito de envolver alguns dos nossos estudantes na investigação que realizamos no campo da didática das Ciências Sociais. Aliás, eles são os principais protagonistas dos textos que aqui se apresentam, não só pela sua autoria, mas principalmente porque os estudos realizados emergem dos projetos de Intervenção Educativa que realizaram, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No entanto, quisemos dar um passo mais longo, convidando colegas espanhóis que, connosco, têm vindo a trabalhar em diferentes momentos e contextos. Francisco Jaraíz Cabanillas, da Universidade da Estremadura – Cárceres é também autor e coordenador deste segundo volume de textos que, deste modo, integra experiências diferentes que nos ajudam a ampliar o nosso olhar sobre a Didática das Ciências Sociais."