Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
438.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo propomo-nos refletir a partir das práticas desenvolvidas na formação inicial de professores, no âmbito da didática das ciências sociais, história e geografia, sobre as representações dos estudantes acerca dos conceitos de história e de geografia e das finalidades do ensino da história e da geografia no início do 2.º ciclo de formação (mestrado), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Os objetivos que orientam esta análise crítica centram-se em: (i) reconhecer as conceções de história e geografia dos estudantes; (ii) identificar as finalidades que os estudantes referem como prioritárias no ensino da história e da geografia; (iii) analisar a perspetiva interdisciplinar dos estudantes para um ensino integrado da história e da geografia. A resposta a estes objetivos permite avançar para uma consciencialização e reflexão sobre as práticas formativas desenvolvidas no âmbito da formação inicial de professores em didática das ciências sociais, história e geografia numa perspetiva crítica. O artigo estrutura-se em três partes. Numa primeira parte, é feita uma revisão da literatura, mobilizando alguns autores de referência que nos ajudam a identificar os conceitos centrais do conhecimento histórico e geográfico. Num segundo ponto, é apresentada a metodologia de recolha,
tratamento e análise da informação empírica. O terceiro ponto é dedicado à apresentação da informação recolhida, análise e reflexão crítica sobre os resultados obtidos, procurando identificar eventuais distâncias entre as representações dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem da história e da geografia, numa perspetiva interdisciplinar, e as práticas formativas em curso na formação inicial de professores (6-12 anos).
Description
Keywords
Formação inicial de professores Didática das ciências sociais História Geografia Escola Superior de Educação de Lisboa TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais ESELx/ PL-CIED/2016/A01
Citation
Hortas, M. J., & Dias, A. (2019). Conceções Histórico-Geográficas e Formação de Professores em Didática das Ciências Sociais. In Maria João Hortas, Alfredo Dias & Nicolás de Alba (Eds.), Ensinar e aprender Didática das Ciências Sociais. A formação de professores numa perspetiva sociocrítica (pp. 739-749). Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa / AUPDCS.
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa