Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 49
  • O papel de mediador do bibliotecário de referência na área universitária da saúde
    Publication . Antunes, Maria Da Luz
    A biblioteca universitária desempenha um importante papel na prossecução da missão organizacional de uma universidade, na medida em que desenvolve os seus valores e contribui para a realização do seu plano pedagógico e científico. Sendo o bibliotecário de referência, neste contexto, não um mero fornecedor de informação, mas um mediador assertivo, pró-activo e crítico para a construção do conhecimento científico, pretendeu-se investigar e avaliar o papel de mediação desempenhado pelo bibliotecário de referência da área da saúde, analisado sob duas vertentes (a universitária e a hospitalar), centralizando a sua actividade na garantia da satisfação das necessidades do utilizador com base na utilização das tecnologias de informação e da comunicação, sem descurar a componente ética do processo. Inserindo-se numa abordagem descritiva e interpretativa, tipo estudo de caso, tomou-se como objecto de estudo a comunidade de docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa: cerca de 250 indivíduos (profissionais da área da saúde). A técnica de recolha de dados utilizada foi a do questionário, sendo analisado sob as vertentes quantitativa e qualitativa. As conclusões do estudo de caso proporcionam algumas reflexões a aprofundar. Primeira: o bibliotecário de referência tem necessariamente de sair da biblioteca e colaborar na sala de aulas com alunos e docentes. Segunda: na biblioteca, o bibliotecário de referência deve promover a consultoria de informação, sendo muito valorizada a sua capacidade de orientação da pesquisa de informação e os seus conhecimentos metodológicos de investigação científica, bem como o interesse que manifesta pelo utilizador. Terceira: o utilizador continua a preferir uma pesquisa orientada pelo bibliotecário, não lha confiando inteiramente. Quarta: dependendo do valor a pagar, da urgência da informação, da qualidade e da tipologia do serviço prestado, o utilizador poderá ponderar a possibilidade de pagar pelo serviço de referência. Quinta: é muito bem encarada a presença do bibliotecário de referência integrado na equipa de cuidados de saúde (em ambiente hospitalar) para a actualização de informação, para a resolução de dúvidas e para a aprendizagem baseada em problemas.
  • Repositório científico do Instituto Politécnico de Lisboa: 2011-2013, dois anos de actividade
    Publication . Grupo de Trabalho de Bibliotecários do IPL; Antunes, Maria Da Luz; Correia, Miguel Mimoso
    Apresentação pública da actividade desenvolvida no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa desde a sua criação (em Setembro de 2011) até à actualidade.
  • Serviços de referência em unidades de formação para a saúde
    Publication . Antunes, Maria Da Luz
    Temas a explorar na comunicação: centralidade na organização; o papel de mediador; ética; boas práticas – Top 10; bibliotecário clínico; estudo de casos.
  • Literacia da informação em contexto universitário
    Publication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Antunes, Maria Da Luz; Alonso-Arévalo, Julio
    O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros. Não podemos ficar indiferentes ao contexto atual que exige, no seio do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novas ecologias de aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. Possuir estas competências, usando-as de uma forma ética e legal é também compreender que a possibilidade de autoria se faz a partir de informação que se reconstrói. Torna-se, por isso, necessário valorizar a informação (por ela mesma e pelo que representa em termos de direitos e exercício de cidadania), compreendendo que o seu domínio, isto é, a sua literacia, é um investimento imprescindível no contexto do ensino superior.
  • Glossário de literacia da informação de A a Z
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    Um glossário pode ser um auxiliar bastante útil para quem dá os primeiros passos na compreensão da terminologia aplicada à literacia da informação em contexto académico. Literacia da informação - Entendida como o conjunto de competências que um cidadão informado necessita para participar de forma responsável, ativa e crítica na atual Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. É um atributo vital para o mundo intensivo e extensivo da informação, que favorece o desenvolvimento pessoal, económico, social e cultural.
  • Primary care physicians’ decision-making processes in the context of multimorbidity: protocol of a systematic review and thematic synthesis of qualitative research
    Publication . Silvério-Rodrigues, David; Sousa, Paulo Faria; Basílio, Nuno; Antunes, Ana; Antunes, Maria Da Luz; Santos, Maria Isabel; Heleno, Bruno
    Introduction: Good patient outcomes correlate with the physicians' capacity for good clinical judgment. Multimorbidity is common and it increases uncertainty and complexity in the clinical encounter. However, healthcare systems and medical education are centred on individual diseases. In consequence, recognition of the patient as the centre of the decision-making process becomes even more difficult. Research in clinical reasoning and medical decision in a real-world context is needed. The aim of the present review is to identify and synthesise available qualitative evidence on primary care physicians' perspectives, views or experiences on decision-making with patients with multimorbidity. Methods and analysis: This will be a systematic review of qualitative research where PubMed, CINAHL, PsycINFO, Embase, and Web of Science will be searched, supplemented with manual searches of reference lists of included studies. Qualitative studies published in Portuguese, Spanish and English language will be included, with no date limit. Studies will be eligible when they evaluate family physicians' perspectives, opinions or perceptions on decision-making for patients with multimorbidity in primary care. The methodological quality of studies selected for retrieval will be assessed by two independent reviewers before inclusion in the review using the Critical Appraisal Skills Programme (CASP) tool. The thematic synthesis will be used to identify key categories and themes from the qualitative data. The Confidence in the Evidence from Reviews of Qualitative research approach will be used to assess how much confidence to place in findings from the qualitative evidence synthesis.
  • KIT de apoio ao uso ético da informação
    Publication . Príncipe, Pedro; Nolasco, Bella; Antunes, Maria Da Luz; Carvalho, Cátia; Carvalho, Margarida; Aurindo, Maria José
    O poster tem como objetivo apresentar o KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação, ferramenta a ser disponibilizada no quadro do plano estratégico para a área da ciência, tecnologia e ensino superior do PNL 2027. Este recurso está em desenvolvimento pelo Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior que colabora na realização. Este KIT de apoio contemplado no PNL2027-CTES será composto por recursos destinados ao apoio ao uso ético da informação, conteúdos sobre questões de propriedade intelectual e aprendizagem sobre como evitar o plágio na elaboração de trabalhos escolares e académicos.
  • Literacia da informação em contexto universitário: uma intervenção necessária
    Publication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Andrade, Isabel; Alonso-Arévalo, Julio
    Um conjunto de autores, de vários quadrantes, reuniu-se num Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação, na linha de investigação – Literacia de Informação em Contexto Universitário, sediado no ISPA-Instituto Universitário – para procurar responder a uma lacuna que existia em Portugal: a falta de um livro em língua portuguesa para responder aos profissionais que exercem a sua ação em torno deste tema. A partir de contributos nacionais e internacionais, com o que de mais atual se faz nesta área, procurou-se ancorar a literacia da informação em investigação teórica para sustentar as práticas, mas igualmente apresentar casos exemplares para inspiração e replicação em diferentes contextos educativos. Os contributos que formam o ebook, recentemente publicado, pretenderam trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama nacional relativamente à literacia da informação. As diferentes formulações, perspetivas e abordagens procuraram providenciar um aporte diversificado e abrangente à temática e responder ao desafio lançado por profissionais ligados à área, particularmente os intervenientes nas bibliotecas de ensino superior. Este webinar pretende descrever o desafio que mobilizou a concretização deste livro, explicando e incentivando à melhor aprendizagem e ao sucesso académico, através da consciência de uma ação concreta dos profissionais que, em contexto educativo no ensino superior, desenvolvem a sua ação com e pela literacia da informação.
  • Competências digitais: a utilização eficiente dos recursos
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula
    A Internet e o Google são parte integrante do percurso académico dos estudantes do ensino superior que privilegiam a rapidez de acesso em detrimento da eficiência e credibilidade da informação. A pesquisa em bases de dados pode afigurar-se, por vezes, complexa o que leva a que os estudantes, na maioria dos casos, recorram à pesquisa em motores de busca. Na área da saúde existem inúmeros recursos disponíveis, mas os estudantes nem sempre os conhecem e, noutros casos, não sabem como utilizá-los de forma eficaz. Através de um questionário avaliaram-se as competências digitais dos estudantes finalistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Da análise dos resultados concluiu-se que a aprendizagem de competências digitais tem um impacto positivo na confiança dos estudantes e que é fundamental que estes estudantes, futuramente profissionais de saúde, saibam usar de forma eficaz, eficiente e ética a informação. Evidencia-se, ainda, o reforço do papel dos bibliotecários como elementos da equipa de aprendizagem.
  • Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.