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- Occupational exposure to Aflatoxin B1 in swine production and possible contamination sourcesPublication . Viegas, Susana; Veiga, Luísa; Figueiredo, Paula; Almeida, Ana; Carolino, Elisabete; Sabino, Raquel; Veríssimo, Cristina; Viegas, CarlaAlthough the adverse health consequences of ingestion of food contaminated with aflatoxin B1 (AFB1) are known, relatively few studies are available on the adverse effects of exposure in occupational settings. Taking this into consideration, our study was developed aiming to elucidate the possible effects of occupational exposure to AFB1 in Portuguese swine production facilities using a specific biomarker to assess exposure to AFB1. In total, 28 workers participated in this study, providing blood samples, and a control group (n = 30) was composed of subjects without any type of agricultural activity. Fungal contamination was also studied by conventional methods through air, surfaces, and new and used floor coverage. Twenty-one workers (75%) showed detectable levels of AFB1 with values ranging from <1 ng/ml to 8.94 ng/ml and with a mean value of 1.91 ± 1.68 ng/ml. In the control group, the AFB1 values were all below 1 ng/ml. Twelve different Aspergillus species were identified. Aspergillus versicolor presented the highest airborne spore counts (3210 CFU/m3) and was also detected in higher values in surfaces (>300 CFU/cm2). Data indicate that exposure to AFB1 occurs in swine barns, and this site serves as a contamination source in an occupational setting.
- Repositório científico do Instituto Politécnico de Lisboa: 2011-2013, dois anos de actividadePublication . Grupo de Trabalho de Bibliotecários do IPL; Antunes, Maria Da Luz; Correia, Miguel MimosoApresentação pública da actividade desenvolvida no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa desde a sua criação (em Setembro de 2011) até à actualidade.
- Knee angular displacement analysis in amateur ballet dancers: a pilot studyPublication . Faria, Flávia; Atalaia, Tiago; Carles, Maria L.; Coutinho, Maria IsabelBallet gestures are highly non-anatomical and physiological, leading to compensatory behaviors. The knee joint is most affected by this behavior, leading to an increase risk of injury. Our purpose is to describe the knee angular displacement in amateur dancers, during a demi-plié exercise, with emphasis on valgus mechanisms frequency. Methods: 192 demi-pliés collected in six amateur female dancers (mean age = 15.33 ± 1.37 years), were analyzed regarding sagittal and frontal plane angular displacement, with an electrogoniometer connected to a signal acquisition unit at 1000 Hz. Results: all subjects presented valgus peaks along the trials, despite the global varus tendency of the knee frontal plane behavior. A significant positive correlation between the frequency of valgus and practice time was noted. Discussion: A variable angular frontal displacement was observed, with some trials comprehending a high incidence of valgus peaks along the ascending or descending phase of the demi-plié exercise. Conclusion: the frontal knee angle behavior is variable. It may present fast peaks of valgus or an initial trend of varus/valgus that is different from the global varus trend. The analysis of the activity should be considered in the training. The practice time may be related to the observed behavior.
- A Cidade e as Serras enquanto peça radiofónica: a semântica de uma paisagem sonoraPublication . Borges, Filomena Sousa; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesDos três meios de comunicação tradicionais, a rádio apresenta-se como aquele em que a investigação académica é quantitativamente menos significativa. Esta constatação é verdadeira para o panorama nacional, mas também internacional. As análises denotam uma maior preponderância para o aprofundamento de estudos relativos à informação que é veiculada pelo meio radiofónico, mas pouco interesse tem existido para a questão da relação criativa implicada entre o ouvinte e o som. A presente comunicação tem como principal objectivo destacar o poder da sonoplastia no desencadear de uma multiplicidade de significações. Desta forma, pretende-se explorar a estética sonora de uma reportagem radiofónica sem nunca esquecer o modo como o som complementa a palavra falada. Para tal analisar-se-á a peça A Cidade e as Serras, da autoria de João Paulo Guerra, construída com base no último romance de Eça de Queirós. Ao nível sonoro, o enfoque desta apresentação privilegiará não só o modo como a riqueza da prosa queirosiana foi reproduzida na reportagem radiofónica de João Paulo Guerra, mas também os métodos utilizados pelo sonoplasta para “pintar” a reportagem de acordo com as paisagens sonoras potenciadas pela obra original.
- Novas ferramentas de comunicação online, arquivo e anotação em vídeo para base de dados nas artes performativasPublication . Centeno, Maria João; Azevedo, Pedro Miguel Henriques; Jürgens, StephanVivemos num mundo em constante mudança. A uma velocidade impressionante, todos os dias surgem novos recursos tecnológicos. Utilizamos cada vez mais a Internet para obter e partilhar informações e assistimos ao aparecimento recursivo de novas ferramentas de comunicação online. Os últimos anos trouxeram-nos o Facebook, o Twitter, o YouTube e outras plataformas de comunicação. Elas permitem uma interatividade ainda maior entre emissor e recetor. Ao mesmo tempo, assistimos a uma disponibilização de conteúdos como nunca antes. Estamos cada vez mais a partilhar textos, vídeos, fotos, etc. Esta comunicação pretende explorar o potencial que essas novas ferramentas de comunicação online têm no âmbito cultural, nomeadamente qual o seu papel na criação de novos públicos, em fornecer informação, bem como qual o contributo para a construção da memória das organizações. A transitoriedade das artes performativas é acompanhada pela necessidade de contrariar essa transitoriedade, por meio de documentação e registos. Este desejo de "salvar" os eventos e o processo criativo atinge a sua expressão com o arquivo de informações dos diferentes momentos de produção, bem como a oportunidade de registar o evento e o processo de criação e produção do mesmo e apresentá-los através, por exemplo, das plataformas digitais. Esta comunicação pretende responder às seguintes questões: quais as novas ferramentas de comunicação online utilizadas pelas companhias de teatro de Lisboa e Vale do Tejo? De que forma a disponibilidade de conteúdos e respetivo arquivo contribuem para a memória das organizações? Como poderá ficar registado o processo criativo? Entre as várias referências, abordaremos o modelo de comunicação de dois sentidos que Grunig e Hunt (1984) nos apresentam e o conceito de mass self-communication de Castells (2010). Para Kirsner (2010), entramos na era da criatividade digital, em que os artistas têm as ferramentas para fazer o que imaginam e o público já não quer apenas consumir os bens culturais, mas sim, ter uma voz e participar. O processo criativo está agora dependente da escolha do público enquanto vagueia pelo ecrã. É o recetor que é detentor de um objeto que pode ser trocado. A realidade virtual tem incentivado o receptor a abandonar a sua posição de observador passivo e tornar-se um agente participante, o que implica um desafio às organizações: inventar novas formas de interface. É igualmente relevante falar de Foucault (1969) e Gisbourne (2008), que abordam as questões do arquivo e da disponibilidade de conteúdo. Na comunicação é também apresentado o projeto TBK (Transmedia Knowledge-Base for Performing Arts), uma base de conhecimento, em que podem existir diferentes tipos de materiais, documentos anotados e peças de autores que se interessam pela partilha dos seus conhecimentos específicos. No âmbito do projeto foi criada a ferramenta creation-tool, um anotador vídeo original, concebido para auxiliar os processos criativos nas artes performativas, funcionando como um caderno digital para anotações pessoais. É nossa intenção apresentar novas e eficazes ferramentas online que podem ser utilizadas pelas organizações culturais, a melhor forma de as gerir e como a disponibilização de conteúdos online e o seu arquivo podem contribuir para memória das organizações.
- 8º CONGRESSO SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e TecnologiaPublication . Martins, Moisés de Lemos; Veríssimo, Jorge Domingos CarapinhaEmbora as ciências da comunicação em Portugal somem já uma história com quase 35 anos, que começa muito incipientemente em 1979 com a introdução do ensino da comunicação nas universidades portuguesas, são ainda muito exigentes os desafios que enfrentamos. E nunca como hoje corremos o risco do retrocesso. Nas últimas duas décadas, criámos centros de investigação e lançámos publicações especializadas. Doutoraram-se mais de duas centenas de professores e investigadores, estando integrados atualmente em programas doutorais muito perto de 500 estudantes. Fizemos um longo caminho que nos permitiu sonhar com uma grande comunidade científica. Será irrepetível nos próximos anos o ritmo de crescimento que temos vivido. São conhecidos de todos os fatores que nos fragilizam. O desinvestimento político e financeiro nas ciências sociais e humanas e o desinteresse aparente pela produção científica em língua portuguesa, a par com a crise económica que inibe o sonho de prosseguir os estudos, são hoje razões de preocupação e uma ameaça aos padrões de qualidade, de originalidade e de extensão finalmente alcançados. Internacionalizar é hoje a palavra de ordem. Assim como criar emprego e proporcionar impacto socioeconómico na região e no país. Ainda que eventualmente compreensíveis, estes requisitos para validar a investigação que fazemos ignoram os tempos próprios do conhecimento nesta área, onde só a médio prazo se podem notar os efeitos do nosso trabalho. São também por isso equivocados os critérios de qualidade que nos empurram para métricas de produção que não se compaginam com a natureza das ciências da comunicação. O tema do VIII Congresso da Sopcom não é alheio a estes desafios. “Comunicação global, cultura e tecnologia” é o mote para refletirmos, em tempos de crise, sobre esta cultura da internacionalização e sobre as tecnologias disponíveis para a promoção desse ideal de comunicação global. Eis, pois, as três armas com que nos fazemos a campo em mais um contributo para a consolidação das ciências da comunicação em Portugal. Contamos para isso com mais de 200 comunicações, distribuídas por dezenas de sessões paralelas, e com oito intervenções em quatro sessões plenárias. Juntam-se a este programa científico cinco convidados de Espanha, França e Brasil - Margarita Ledo, Miquel de Moragas, Alain Kiyindou, Antônio Hohlfeldt e Muniz Sodré. Esperamos finalmente acolher pela primeira vez muitos dos novos investigadores que se têm associado à Sopcom. Nos trabalhos científicos como nas pausas para café e no jantar oficial, é o espírito de um grupo jovem e audaz que se espera cultivar. Que este congresso seja para todos momento de encontro, de partilha e também de esperança na solidariedade junto dos pares, que é o mesmo que dizer na associação de interesses, de iniciativas e de realizações. Em comunicação, essa é a alma da ciência que fazemos. in apresentação, Moisés de Lemos Martins
- Ensaios em pontesPublication . Medina, Anaine Shirley Lopes; Jacinto, Luciano Alberto do CarmoOs ensaios não destrutivos (NDT) constituem um instrumento importante na avaliação da condição de uma ponte. No trabalho desenvolvido dá-se enfase aos ensaios de caracterização de resistências, ensaios de caracterização geométrica e detecção de defeito e ainda ensaios de carga. A maior parte destes ensaios podem ser realizados sem interromper o trafego da ponte, além de que a maioria não introduz qualquer dano na estrutura. Todos os ensaios apresentam limitações e vantagens. Para cada ensaio estudado, apresenta-se uma breve descrição, o princípio físico em que se baseia, as suas limitações, as vantagens e o campo de aplicação. No final do trabalho apresenta-se um caso de estudo de uma ponte onde foram realizados vários dos ensaios descritos, incluindo a extracção de carotes. A partir dos valores obtidos no ensaio de resistência à compressão das carotes estimou-se o valorcaracterístico da tensão de rotura do betão à compressão usando metodologias probabilísticas. Fez-se ainda a classificação relativamente à classe de resistência do betão à compressão, recorrendo a norma NP EN 13791-2008.
- Quality assurance and quality control in mammography: a review of available guidance worldwidePublication . Reis, Cláudia; Pascoal, Ana; Sakellaris, Taxiarchis; Koutalonis, ManthosObjectives - Review available guidance for quality assurance (QA) in mammography and discuss its contribution to harmonise practices worldwide. Methods - Literature search was performed on different sources to identify guidance documents for QA in mammography available worldwide in international bodies, healthcare providers, professional/scientific associations. The guidance documents identified were reviewed and a selection was compared for type of guidance (clinical/technical), technology and proposed QA methodologies focusing on dose and image quality (IQ) performance assessment. Results - Fourteen protocols (targeted at conventional and digital mammography) were reviewed. All included recommendations for testing acquisition, processing and display systems associated with mammographic equipment. All guidance reviewed highlighted the importance of dose assessment and testing the Automatic Exposure Control (AEC) system. Recommended tests for assessment of IQ showed variations in the proposed methodologies. Recommended testing focused on assessment of low-contrast detection, spatial resolution and noise. QC of image display is recommended following the American Association of Physicists in Medicine guidelines. Conclusions - The existing QA guidance for mammography is derived from key documents (American College of Radiology and European Union guidelines) and proposes similar tests despite the variations in detail and methodologies. Studies reported on QA data should provide detail on experimental technique to allow robust data comparison. Countries aiming to implement a mammography/QA program may select/prioritise the tests depending on available technology and resources.
- Relatório de estágioPublication . Cocharra, Rui Manuel Ferreira; Jerónimo, Manuel; Martins, RuiResumo I (Pratica Pedagógica) - O presente relatório de Estágio está inserido no curso de Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Estruturalmente divide-se em duas partes distintas: prática pedagógica e tema de investigação desenvolvido durante o Estágio. A prática pedagógica, realizada ao longo do ano lectivo 2012/2013 na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), foi exercida a três alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos: Clara Reis do 3º ano de iniciação do pólo da Amadora; Rui Barbosa do 7º grau supletivo e Paulo Freire do 1º ano do curso profissional. Durante a prática pedagógica, houve a oportunidade de assistir às aulas do professor Rui Martins e de leccionar nove aulas supervisionadas, que permitiram a utilização de vários recursos pedagógicos entre eles a aplicação da respiração diafragmática abdominal como técnica facilitadora da execução do clarinetista. Durante o trabalho de estágio foi feita uma posterior análise individual ao desempenho dos alunos depois da aplicação da técnica da respiração diafragmática abdominal, sendo de destacar os progressos atingidos pelo estudante Paulo Freire.
- A ansiedade antes, durante e após a performance: relatório de estágioPublication . Martins, Nuno Filipe Correia; Massarrão, JoséI (Prática Pedagógica) - Neste relatório de estágio apresenta-se uma caracterização do CRP, contextualizando um pouco da sua história, o seu funcionamento e os seus objetivos pedagógicos. Caracterizam-se, também, os alunos que participaram no estágio, destacando o seu percurso académico, as suas influências e motivações musicais. Nas práticas educativas desenvolvidas apresentam-se os princípios pedagógicos, segundo o portal Ponazapino, e os métodos de ensino lecionados durante o ano letivo que tiveram em conta o processo integrado de Ensino/Aprendizagem (Teaching and Learning). Por último apresentam-se os objetivos pedagógicos propostos para cada aluno do estágio. No final efetua-se uma análise crítica da atividade docente destacando o processo ensino/aprendizagem, a sua aplicação e benefícios no desenvolvimento integral do indivíduo.