Loading...
22 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 22
- Criação de informação como um processoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA informação pode ser produzida e transmitida sob qualquer formato ou método. O processo iterativo de pesquisar, criar, rever e divulgar informação varia e o produto resultante reflete essas diferenças.
- Projeto Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior – Combater a desinformação: a capacitação de bibliotecáriosPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosO Projeto «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: combater a desinformação» assenta na relevância da literacia da informação no combate à desinformação e no estímulo do pensamento crítico junto dos estudantes do ensino superior face à influência nociva da desinformação. Pretende corresponder às necessidades dos jovens, através do trabalho desenvolvido pelos bibliotecários das instituições de ensino superior, nomeadamente no apoio à prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. Desenvolveram-se diversas ações dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL), promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e também capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa da informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico.
- Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, CarlosIntrodução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea – um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano, desenvolvendo intervenções educativas para alterar esta realidade, consciencializando e formando os utilizadores da informação. Especificamente para o combate às fake news, as instituições de ensino superior devem capacitar a sua comunidade para uma navegação segura na Internet, ensinando-a a filtrar os conteúdos que irão utilizar, colocar e disponibilizar para outrem. Estudantes, professores e investigadores devem saber qual a informação de que necessitam, conseguir identificar o que procuram, reconhecer as condições sob as quais a informação pode ser reutilizada de forma ética, assim como o destino que terá, e distinguir entre conhecimento, opinião e comentário. O objetivo do presente estudo é o de conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados: A Web of Science apresenta um total de 41 resultados e a Scopus de 22 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. Discussão: A literatura refere que o fator educacional deve necessariamente ser ponderado: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento é que lhes permite distinguir a veracidade do que se afirma e identificar qual o cenário para a produção de mais conhecimento. As pessoas melhor preparadas correspondem a indivíduos que assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. As bibliotecas do ensino superior assumem-se como importantes núcleos neste processo: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
- Muito mais que um projeto: literacia da informação no combate à desinformaçãoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosCom base no bom uso da informação, este projeto da BAD visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do ensino superior, que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes.
- Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformaçãoPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaCom base no bom uso da informação, este projeto da BAD, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do Ensino Superior, que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes. É, assim, importante: conhecer, aplicar e disseminar referências internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL); desenvolver no público jovem competências académicas no uso e escolha de informação e no reforço do pensamento crítico.
- Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovensPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaNuma cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
- Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformação (relatório final do projeto)Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosO projeto BAD apoiado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Embaixada Americana enquadra-se no âmbito da alfabetização mediática e combate à desinformação: atividades que promovem a literacia da informação e o pensamento crítico, resistir à influência nociva e combater a desinformação. Tem como objetivos a promoção do conhecimento, fornecimento de estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes do ensino superior. As linhas de orientação inserem-se numa metodologia de intervenção-ação no desenvolvimento de ações diversas dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para: (a) conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association of College & Research Libraries), (b) promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, (c) disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e, (d) capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa de informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico. Os resultados e o impacto social pautaram-se por um amplo alcance nacional, com a promoção de eventos, formações e ações de sensibilização descentralizadas, com a divulgação do conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira.
- Pesquisa como exploração estratégicaPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA pesquisa de informação é muitas vezes não linear e iterativa, exigindo a avaliação de uma variedade de fontes de informação e a flexibilidade mental para a procura de caminhos alternativos à medida que uma nova compreensão se desenvolve.
- Entre proyetos: la sostenibilidad de la alfabetización informacional para combatir la desinformaciónPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaRESUMEN - Aborda la sostenibilidad de la alfabetización informacional como una herramienta esencial en la lucha contra la desinformación. Su investigación y proyetos se centran en promover habilidades que permitan a las personas identificar, analizar y comprender la información que consumen, especialmente en un contexto digital lleno de contenidos imprecisos o manipulados. Nesta sessão destacamos la importancia de capacitar a la sociedad para ser crítica y selectiva con las fuentes de información, desarrollando habilidades que ayuden a mitigar los efectos negativos de la desinformación y promoviendo un entorno informativo más saludable y responsable.
- Comunicação académica como diálogoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA comunidade académica, de investigadores e de outros profissionais, envolve-se num diálogo sustentado com novos insights e descobertas que ocorrem ao longo do tempo, em resultado de diferentes perspetivas e interpretações.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »