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  • Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
    Publication . Fernandes, João
    O ensino das técnicas de dança é ainda associado a uma ação altamente expositiva por parte do professor, sendo o aluno um receptáculo de informação, posteriormente reproduzida. No entanto, a criação artística em articulação com as técnicas de dança contemporânea confere uma visão mais democrática do ensino-aprendizagem. No século XXI, parece ser claro a necessidade de dar um papel mais ativo aos estudantes no contexto do ensino-aprendizagem, revolucionando assim as práticas do passado. Este artigo propõe assim, a partir de metodologia de literature review numa abordagem de integrative review, aferir um conjunto de estratégias de active-learning nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Foram extraídas da literatura práticas sistematizadas, onde existe uma clara aplicação de conteúdos da composição coreográfica, como forma melhorar o desempenho técnico dos estudantes nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Assim, é a associação entre as abordagens didático-pedagógicas mais expositivas por parte do professor e mais autónomas por parte dos alunos, que aproximam as técnicas de dança contemporânea e a composição coreográfica, fator que se considera determinante para a ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidade
  • Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, Angelo
    No contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
  • Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, Angelo
    Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.
  • O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: um ensaio sobre Victor Hugo Pontes
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena
    Neste artigo, pretendemos explorar a diversidade e a pluralidade da dança teatral em Portugal no século XXI, destacando a transformação das linguagens coreográficas que acompanham o desenvolvimento da dança contemporânea. Neste sentido, identificamos três linhas orientadoras para definir a linguagem coreográfica de um criador: o perfil biográ-fico e os recursos coreográficos; as características dos intérpretes e as configurações coreográficas; e o universo temá-tico e as ideias conceptuais. Através de uma breve análise do percurso do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estabelece-se a possibilidade de construção de uma identidade coreográfica distinta, característica das suas obras, contribuindo para o património imaterial da dança em Portugal. O perfil biográfico de Victor Hugo Pontes é determinado pela sua formação multidisciplinar em artes plásticas e teatro, complementada por uma posterior formação em dança. As suas obras coreográficas, caracterizadas pela combinação de recursos da dança, teatro e música, utilizam cenografias complexas, movimentos expressivos e textos adaptados de obras literárias, criando uma linguagem própria, que se afirma como singular e distintiva no panorama da dança contemporânea portuguesa. O intérprete contemporâneo assume um papel central na materialização da coreografia, selecionado pelas suas características e competências, sendo um contributo essencial para o desenvolvimento dos processos criativos. Victor Hugo Pontes elege intérpretes que contribuem para a realidade e os ideais temáticos das suas peças, utilizando grandes grupos heterogéneos e linguagens de movimento distintas. Esta abordagem valoriza a singularidade de cada corpo e a interação entre eles, procurando uma comunicação significativa com o público.