Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Cartographies: artistic practices, school and communitiesPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana Gaudêncio; Sá, KátiaThis communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional…) of the territory.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Um projeto de jogo didático-pedagógico: interdisciplinaridade e património local/globalPublication . Ferreira, Joana Correia; Matos, Joana Gaudêncio; Antunes, Sandra Sofia PereiraA presente comunicação incide sobre práticas de educação artística e estética, desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa.
- Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).