Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Processo criativo e prática pedagógica na formação do educador enquanto sujeito culturalPublication . Matos, Joana; Ferreira, Joana; Pereira, Teresa MatosEste texto incide sobre os processos inerentes à estruturação de planos curriculares nas Unidades Curriculares (UC) de Artes Plásticas I e II integradas na Licenciatura em Educação Básica (Escola Superior de Educação de Lisboa) nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Por um lado, aborda as bases de natureza teórica que possibilitaram a reformulação dos conteúdos e das metodologias de lecionação. Por outro, faz um balanço de algumas das práticas desenvolvidas no âmbito da implementação dos programas criados, considerando práticas docentes e práticas criativas levadas a cabo para o efeito.
- Educação Artística: processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, JoanaO presente artigo incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
- O projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagemPublication . Ferreira, Joana; Matos, JoanaO projeto artístico-pedagógico, tem vindo a ser desenvolvido na Unidade Curricular de Artes Plásticas II da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Lisboa como um meio de pensar e construir a aprendizagem. Enquadrado numa metodologia de trabalho assente em processos criativos no campo das artes plásticas, os projetos desenvolvidos têm vindo a promover a utilização de recursos de natureza diversa, processos de trabalho de pesquisa e integração de conhecimentos de natureza variada, traduzindo-se em abordagens que se valorizam sempre como resultado de caminhos pessoais e de descoberta. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite ainda perceber como estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contexto educativo formal e não formal. Pretende-se mostrar alguns dos processos de trabalho desenvolvidos, nomeadamente os processos criativos, entendidos enquanto método de investigação e pesquisa em educação artística, através de utilização de técnicas e ferramentas que tornam o pensamento mais visual e percetível, tais como o brainstorming ou o mindmap. Pretende-se ainda evidenciar que o processo de trabalho de natureza artística, como exercício de investigação multidisciplinar, promove um maior e mais ancorado envolvimento com o projeto em si mesmo, desenvolvendo simultaneamente o sentido crítico e criativo sobre os assuntos. Em termos de resultados, analisam-se alguns projetos exemplificativos que mobilizam conhecimentos de natureza técnica, estética e cultural tendo em conta as questões pedagógicas, como revisão e reflexão sobre as metodologias de trabalho desenvolvidas, cujos meios passam ainda pela utilização de recursos digitais.