Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Não há parentalidades perfeitas: caminhos e desafios do digital no dia a dia das famílias modernas
    Publication . Castro, Teresa Sofia; Ponte, Cristina
    Evidências empíricas mais recentes demonstram e reforçam a (omni) presença material e funcional de novos e velhos média nos lares portugueses. A discussão deste capítulo decorre de entrevistas com famílias com contextos socioculturais e demográficos distintos, cujos pais começaram a utilizar a internet e a jogar videojogos por volta dos seus treze-catorze anos. Como estão estes novos pais a acomodar os equipamentos móveis, conectados e convergentes, cada vez mais indissociáveis da vida moderna? E como lidam com os desafios daí resultantes? Sem pretender à generalização, as suas histórias e contextos retratam temas e perspetivas que encontram eco em outros pais que se identificam com as mesmas encruzilhadas: tempo de ecrã, conteúdos que as crianças apreciam, motivações e envolvimento das famílias nos usos dos ecrãs, estratégias de mediação parental, reflexões e inconsistências dessa mediação e a agência das crianças são alguns dos temas a que dão voz. Contrariando expectativas, as intervenções parentais continuam fortemente influenciadas por debates clássicos e são reveladoras do que ainda há por fazer no sentido de empoderar as famílias a tirarem partido deste novo mundo de possibilidades. O recorte de dados analisados faz parte do primeiro estudo longitudinal de natureza qualitativa envolvendo famílias com crianças menores de oito anos.
  • Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional
    Publication . Ponte, Cristina; Dodero, Juan Manuel; Silva, Maria João
    O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação. As suas várias edições têm decorrido alternadamente entre Espanha e Portugal e têm proporcionado um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores, afirmando-se como um evento de referência, especialmente no contexto Ibero-americano. Na sequência das anteriores Reuniões do CIED, a o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o papel das TIC na educação formal, não formal e informal. Os/as autores/as presentes na conferência vêm do Brasil, Equador, Portugal, Espanha, Tailândia e EUA. A conferência está organizada em: > 3 sessões plenárias com oradores principais: Beverly Wenger-Trayner, Paulo Maria Rodrigues e Rosa Carro; > 3 painéis sobre "Desafios digitais na sociedade do conhecimento", “Crianças, famílias e tecnologias" e "Competências digitais, escola e currículo"; > Mostra de Projetos Educativos; > 13 sessões paralelas com comunicações. As comunicações apresentadas no SIIE-CIED 2017 abordam diversos tópicos: > Jogos/gaming e simulações em educação > Género e TIC em Educação > TIC e Inclusão > As TIC na Formação para a Docência > Metodologias de desenvolvimento, utilização e avaliação das TIC em contexto educativo > Redes sociais e comunidades de aprendizagem > Computação ubíqua em educação
  • ICT and gender: parental mediation strategies
    Publication . Ferreira, Eduarda; Ponte, Cristina; Castro, Teresa Sofia
    Information and communication technologies (ICT) continues to be a highly gendered area of life in all socioeconomic and educational backgrounds, and a source of significant social inequality in enduring ways. Parental mediation strategies can regulate the benefits and risks of the ICT for children, and have a significant and lifelong impact on children’s self-confidence and positive attitudes toward digital technologies. This paper aims to explore how does gender, of both parents and children, affects parent mediation strategies of children’s media use, adopting a critical discourse perspective in which gender differences in ICT use are understood as a result of gendertechnology and power-knowledge relations. We present a gender perspective on the results of the research ‘Growing Up with Screens’, conducted in Portugal which aims to explore the mediation practices of parents including the first generation of digital native parents with children aged 3 to 8 years old.