Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Não há parentalidades perfeitas: caminhos e desafios do digital no dia a dia das famílias modernas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Não há parentalidades perfeitase-book.pdf225.62 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Evidências empíricas mais recentes demonstram e reforçam a (omni) presença material e funcional de novos e velhos média nos lares portugueses. A discussão deste capítulo decorre de entrevistas com famílias com contextos socioculturais e demográficos distintos, cujos pais começaram a utilizar a internet e a jogar videojogos por volta dos seus treze-catorze anos. Como estão estes novos pais a acomodar os equipamentos móveis, conectados e convergentes, cada vez mais indissociáveis da vida moderna? E como lidam com os desafios daí resultantes? Sem pretender à generalização, as suas histórias e contextos retratam temas e perspetivas que encontram eco em outros pais que se identificam com as mesmas encruzilhadas: tempo de ecrã, conteúdos que as crianças apreciam, motivações e envolvimento das famílias nos usos dos ecrãs, estratégias de mediação parental, reflexões e inconsistências dessa mediação e a agência das crianças são alguns dos temas a que dão voz. Contrariando expectativas, as intervenções parentais continuam fortemente influenciadas por debates clássicos e são reveladoras do que ainda há por fazer no sentido de empoderar as famílias a tirarem partido deste novo mundo de possibilidades. O recorte de dados analisados faz parte do primeiro estudo longitudinal de natureza qualitativa envolvendo famílias com crianças menores de oito anos.

Description

Keywords

Mediação parental Tecnologias digitais móveis Crianças 0-8 YouTube

Citation

Castro, T. S., Ponte, C. (2019). Não há parentalidades perfeitas: caminhos e desafios do digital no dia a dia das famílias modernas. In R. Brito & P. Dias (Coords.), Crianças, famílias e tecnologias. Que desafios? Que caminhos?. (pp. 171-183) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-09-1 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.023

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

CC License

Altmetrics