Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • As conceções de professores em formação sobre o ensino de História do Presente em Portugal e a sua relação com a formação para a cidadania
    Publication . Díaz Zúñiga, Francisca Carolina; Barroso Hortas, Maria João; Gomes Dias, Alfredo
    No presente artigo pretende-se analisar e refletir sobre as conceções dos estudantes da formação inicial em relação à História do Presente em Portugal e ao seu ensino. Em primeiro lugar, os alunos são confrontados com a compreensão do conceito de História do Presente. Em segundo lugar, reflete-se sobre a periodização que adotam para referir-se ao processo histórico, identificando os factos e acontecimentos que consideram fazer parte do História do Presente. Em terceiro lugar, exploram-se as conceções sobre o ensino da História do Presente e a forma como esta permite o desenvolvimento de competências que capacitem o estudante para compreender as dinâmicas do Portugal de hoje. Trata-se de uma investigação qualitativa que se insere no campo da Didática das Ciências Sociais na linha da formação inicial de professores e da formação cidadã. A amostra é composta por vinte e um estudantes a frequentar o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na recolha de dados recorremos à aplicação de um inquérito por questionário, à realização de um grupo focal e foi ainda realizada análise documental. Os principais resultados indicam que os estudantes consideram que a sua formação académica e as experiências pessoais são estruturantes nas conceções que possuem sobre o processo histórico do presente. Os estudantes reconhecem, ainda, que a análise e compreensão das complexidades atuais do país são fundamentais na construção de uma cidadania crítica e democrática.
  • Práticas e conceções da História e da didática da História na formação de professores do Ensino Básico (2º CEB): estudo de caso da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Gomes Dias, Alfredo
    O trabalho que agora se apresenta tem origem na investigação realizada no âmbito do curso de Doutoramento em Educação frequentado na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), entre 2016 e 2019, integrada na linha de investigação “Formação do pensamento social, histórico e geográfico, e educação para a cidadania”. Esta investigação teve a orientação científica do Professor Joan Pagès i Blanch. O texto original desta tese de doutoramento – Practicas y concepciones de la historia y de la didáctica de la historia en la formación de maestros de la enseñanza básica (10‑12 años). Estudio de caso de la Escola Superior de Educaçã o de Lisboa – encontra‑se disponível no repositório da UAB: imprimirFicheroTesis.do (educacion.gob.es) Nesta versão, que foi apresentada na UAB em provas públicas, no dia 12 de setembro de 2019, podem ser consultados os anexos que reúnem os documentos de suporte às atividades investigativas e que estão ausentes nesta edição impressa.
  • Didática das ciências sociais: pensar com Joan Pagès Blanch
    Publication . Gomes Dias, Alfredo; Barroso Hortas, Maria João
    Em Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.