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Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra
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- A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPLPublication . Gama, Ana; Soares, Maria da Conceição; David, AlexandraOs Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.
- Planeta ESCS: uma viagem à economia circularPublication . Silvestre, Cláudia; Lorga, S.; David, Alexandra; Garrido, J.; Batista, Manuel; Marques, T.O mercado de trabalho está em constante evolução e há uma crescente necessidade de profissionais que compreendam e implementem práticas sustentáveis (NewThinking e Achterberg, et al., 2016). As empresas estão cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade, seja por exigências impostas por lei, por responsabilidade corporativa ou por pressão dos consumidores (EU: Sustainability Guide e Cradle, 2024). Assim a educação para a sustentabilidade é crucial para os estudantes, no geral, e em particular para os do ensino superior, pois para além de consumidores eles serão os próximos decisores. A educação para a sustentabilidade também aumenta a conscientização e a responsabilidade social e ambiental dos estudantes, incentivando a adoção de práticas sustentáveis tanto na sua vida pessoal, como na instituição de ensino que frequentam, bem como na sua futura vida profissional (Wuicik, 2024). Profissionais com uma consciência ambiental podem influenciar políticas públicas e práticas empresariais, contribuindo para a formulação de políticas eficazes e para a liderança sustentável (MacArthur, 2013). No caso da Escola Superior de Comunicação Social os nossos estudantes, que serão profissionais de comunicação, podem tornar essas temáticas em assuntos de grande interesse e impacto na sociedade, mas também contribuir para esclarecer, sensibilizar a opinião pública, e desta forma, promover práticas mais conscientes e responsáveis.
- Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de LisboaPublication . Manteigas, Vítor; Silva, Maria João; Rodrigues, Alexandra; Seabra, Fernando; Monteiro, Ana; Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Silvestre, Cláudia; Oliveira, Heitor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria JoãoO Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior constituída por oito Unidades Orgânicas (UO), distribuídas por cinco campi e pelas instalações dos Serviços da Presidência, conta com uma comunidade académica de cerca de quinze mil estudantes, docentes e não docente, definiu a sustentabilidade ambiental como um dos seus eixos estratégicos e assumiu um compromisso com a comunidade académica, no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade, o IPL tem vindo a participar no UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional de Instituições de Ensino Superior (IES), que atualmente faz uso de 39 indicadores distribuídos por 6 categorias, nomeadamente: (i) campus e infraestruturas; (ii) energia e alterações climáticas; (iii) resíduos; (iv) água; (v) transportes; e (vi) educação e investigação. Em 2023, e com base nas pontuações em cada uma das categorias, o IPL atingiu a posição 553 de entre um total de 1183 IES oriundas de 84 países. Das múltiplas categorias avaliadas, “resíduos” teve o melhor resultado, com uma pontuação de 1575 em 1800 possíveis (87,50%). Em situação contrária, “campus e infraestruturas” obteve uma pontuação de 550 em 1500 (36,67%), havendo, por isso, uma margem significativa de melhoria associada a esta categoria. Para as restantes categorias, os resultados registaram-se entre os 50% (água) e os 65,28% (transportes e educação e investigação). O resultado alcançado decorreu do trabalho colaborativo e concertado das UO, alicerçado numa visão holística e numa gestão estratégica, associada às múltiplas dimensões da sustentabilidade e com particular enfoque naquilo que tem vindo a ser feito no âmbito dos programas Eco-Escolas e EcoCampus, como sejam, por exemplo: (i) a água, com a distribuição de garrafas reutilizáveis e a promoção do consumo da água de rede pública de abastecimento; (ii) a alimentação, com a realização de eventos de democracia participativa, workshops sobre alimentação saudável e sustentável e a disponibilização de ementas com impacte ambiental reduzido; (iii) a biodiversidade e os espaços verdes, com a plantação de espécies arbóreas, assim como a construção e instalação nos campi, de hotéis de insetos; (iv) a educação, usando os campi como “laboratórios vivos” e com o uso de unidades curriculares para a abordagem às questões da sustentabilidade; (v) a mobilidade, com a promoção do uso da bicicleta pela comunidade académica; e (vi) os resíduos, com a promoção da compostagem e a instalação de ecopontos para a deposição e recolha seletiva de vários fluxos específicos Em conclusão, salienta-se o resultado obtido pelo IPL no UI GreenMetric, figurando na primeira metade da seriação das IES participantes neste ranking. Na comunicação proposta será apresentada a metodologia que garantiu a sistematização da informação necessária para a participação no ranking, assim como serão apresentadas algumas das práticas de sustentabilidade que viabilizaram o desempenho alcançado no UI GreenMetric 2023. Serão igualmente abordados os desafios para o futuro, tendo em conta o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade no IPL.