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Advisor(s)
Abstract(s)
Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se
como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas
Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos,
no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se,
ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes.
Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência
na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve
como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e
identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma
metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise
de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise
estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes
sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação
interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes
sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar
nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação
devem ser concisos.
Description
Keywords
Ensino Superior Programas de mentoria Comunicação
Citation
Gama, A., Soares, M.C. & David, A. (2024, nov). A mentoria no ensino superior: Os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL. Revista Forges, 10(1), 133-158.