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- Emoções em movimento: a literatura infantil como estímulo para o desenvolvimento do movimento e da inteligência emocional na disciplina de expressão criativa e técnica de dança contemporânea com alunos do 1º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha no ano letivo de 2023/2024Publication . Domingos, Joana Filipa da Costa; Marques, AnaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa com o objetivo de obtenção do grau de mestre. O estágio decorreu na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, uma instituição de Ensino Artístico Especializado, durante o ano letivo de 2023/2024. Motivada por um interesse crescente pelas emoções, tanto a nível pessoal como profissional, a aluna estagiária procurou explorar a aplicação da Inteligência Emocional no contexto do ensino da dança. O principal objetivo foi estimular a Inteligência Emocional dos alunos, promovendo a criatividade, a expressão corporal e o aperfeiçoamento da aprendizagem nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa. A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento desta competência das alunas de uma turma do 1º ano do Ensino Artístico Especializado, nas disciplinas de Expressão Criativa e Técnica de Dança Contemporânea. Para tal, utilizou-se a Literatura Infantil como recurso pedagógico, visando explorar e fomentar as competências socioemocionais e analisar o seu impacto no processo de aprendizagem da dança. Partindo da premissa de que a dança é uma forma de expressão emocional, permitindo às crianças comunicar sentimentos através do movimento, e com base na ideia de que o trabalho sobre as emoções pode ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento técnico e artístico, no estágio adotou-se uma abordagem de investigação-ação. Esta incluiu a utilização de tabelas de observação, questionários, registos fotográficos, vídeos e gravações de áudio, com o objetivo de documentar e analisar de forma abrangente as atividades realizadas. Os resultados desta investigação apontam para a importância de uma abordagem integrada no ensino da dança, que considere tanto o desenvolvimento técnico quanto emocional. O objetivo final é oferecer uma base para reflexão sobre o ensino artístico, propondo sugestões construtivas para futuras intervenções educativas.
- Florestas urbanas nas Instituições de Ensino Superior: comunicar para sensibilizar e envolver a comunidade académicaPublication . David, Alexandra; Silvestre, C.As micro-florestas, como a recentemente criada na Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), são um exemplo inspirador de sustentabilidade urbana. Estas áreas verdes compactas, compostas por vegetação nativa, utilizam o método Miyawaki, desenvolvido pelo botânico Akira Miyawaki, que se destaca pela plantação densa e estratificada de espécies autóctones em espaços limitados, promovendo um crescimento acelerado e uma biodiversidade extraordinária. A criação desta micro-floresta não só embeleza o espaço envolvente à ESCS como também demonstra como estas intervenções ambientais podem ter um impacto positivo no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida urbana. A comunicação eficaz sobre estes projetos é essencial para sensibilizar os estudantes e a comunidade sobre a sua importância ambiental e benefícios que oferecem.
- Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de LisboaPublication . Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Encarnação, Susana; Escudeiro, Maria JoãoEnquadrado no Plano de Ação Quadrienal 2021-2024, no eixo estratégico Ensino, Aprendizagem e Apoio Social, o Politécnico de Lisboa definiu como um dos objetivos estratégicos a melhoria das condições de ensino-aprendizagem. Para tal, foram criadas condições para um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e de liberdade, que potenciasse o desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e das atitudes dos estudantes, respeitando as suas necessidades individuais. O Politécnico de Lisboa pratica uma política de integração e de promoção do sucesso académico, privilegiando medidas preventivas no combate ao abandono escolar. Acresce a promoção da inovação pedagógica e da competência digital, numa cultura de colaboração e partilha, alinhada com os avanços da ciência e das tecnologias de informação-comunicação, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de ensino. Com o objetivo de reforçar iniciativas de promoção do sucesso académico e de prevenção da retenção e do abandono, está em fase de implementação o projeto +Sucesso@IPL, estruturado em torno de três pilares: (1) Monitorização do (in) sucesso académico dos estudantes e predição do abandono; (2) Integração académica e promoção do sucesso dos estudantes (1º ano, 1ª vez) e (3) Inovação Pedagógica. A par deste projeto, a equipa do Programa Mentori@IPL está a desenvolver uma investigação de cariz misto, com a finalidade de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficazes para aumentar a adesão e o compromisso dos estudantes. Com esta investigação designada COMentoria - IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA), que promove a dinamização da Investigação Científica e da Criação Artística no IPL, pretende-se identificar as perceções dos agentes internos e dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação do Programa Mentori@IPL. Os Programas de Mentoria têm vindo a ser crescentemente valorizados como uma estratégia eficiente para facilitar a integração dos estudantes nas instituições de ensino superior, evidenciando benefícios académicos, sociais e pessoais, incentivando o estudo (DuBois et al., 2002), promovendo o sucesso académico (Oliveira, 2020 & 2021) e contribuindo para a prevenção do abandono académico (De Backer, Keer, Valcke & 2012). O Programa Mentori@IPL., implementado desde o ano letivo 2021/2022, integra como mentorandos estudantes de 1º ano, incluindo estudantes deslocados e/ou em situação de vulnerabilidade. Fazendo a ponte para o Projeto +Sucesso@IPL, são acionados os respetivos mecanismos para dar resposta aos problemas dos estudantes mais desfavorecidos e/ou com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a inclusão e o sucesso académico e combatendo o abandono escolar. Com os principais resultados obtidos do Projeto COMentoria, pretende-se reformular a estratégia de comunicação dos distintos projetos do Politécnico de Lisboa, dirigidos aos estudantes, com o objetivo de aumentar o número de participantes nas ações propostas, com destaque para as ações do projeto +Sucesso@IPL, nomeadamente as que se encontram em curso para promover a integração, o sucesso académico e reduzir as taxas de abandono. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer os principais resultados obtidos no Projeto COMentoria, divulgar o Projeto +Sucesso@IPL e apresentar pistas para estratégias de comunicação inovadoras e eficazes, que fomentem mais adesão dos estudantes às ações propostas.
- Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de LisboaPublication . Manteigas, Vítor; Silva, Maria João; Rodrigues, Alexandra; Seabra, Fernando; Monteiro, Ana; Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Silvestre, Cláudia; Oliveira, Heitor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria JoãoO Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior constituída por oito Unidades Orgânicas (UO), distribuídas por cinco campi e pelas instalações dos Serviços da Presidência, conta com uma comunidade académica de cerca de quinze mil estudantes, docentes e não docente, definiu a sustentabilidade ambiental como um dos seus eixos estratégicos e assumiu um compromisso com a comunidade académica, no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade, o IPL tem vindo a participar no UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional de Instituições de Ensino Superior (IES), que atualmente faz uso de 39 indicadores distribuídos por 6 categorias, nomeadamente: (i) campus e infraestruturas; (ii) energia e alterações climáticas; (iii) resíduos; (iv) água; (v) transportes; e (vi) educação e investigação. Em 2023, e com base nas pontuações em cada uma das categorias, o IPL atingiu a posição 553 de entre um total de 1183 IES oriundas de 84 países. Das múltiplas categorias avaliadas, “resíduos” teve o melhor resultado, com uma pontuação de 1575 em 1800 possíveis (87,50%). Em situação contrária, “campus e infraestruturas” obteve uma pontuação de 550 em 1500 (36,67%), havendo, por isso, uma margem significativa de melhoria associada a esta categoria. Para as restantes categorias, os resultados registaram-se entre os 50% (água) e os 65,28% (transportes e educação e investigação). O resultado alcançado decorreu do trabalho colaborativo e concertado das UO, alicerçado numa visão holística e numa gestão estratégica, associada às múltiplas dimensões da sustentabilidade e com particular enfoque naquilo que tem vindo a ser feito no âmbito dos programas Eco-Escolas e EcoCampus, como sejam, por exemplo: (i) a água, com a distribuição de garrafas reutilizáveis e a promoção do consumo da água de rede pública de abastecimento; (ii) a alimentação, com a realização de eventos de democracia participativa, workshops sobre alimentação saudável e sustentável e a disponibilização de ementas com impacte ambiental reduzido; (iii) a biodiversidade e os espaços verdes, com a plantação de espécies arbóreas, assim como a construção e instalação nos campi, de hotéis de insetos; (iv) a educação, usando os campi como “laboratórios vivos” e com o uso de unidades curriculares para a abordagem às questões da sustentabilidade; (v) a mobilidade, com a promoção do uso da bicicleta pela comunidade académica; e (vi) os resíduos, com a promoção da compostagem e a instalação de ecopontos para a deposição e recolha seletiva de vários fluxos específicos Em conclusão, salienta-se o resultado obtido pelo IPL no UI GreenMetric, figurando na primeira metade da seriação das IES participantes neste ranking. Na comunicação proposta será apresentada a metodologia que garantiu a sistematização da informação necessária para a participação no ranking, assim como serão apresentadas algumas das práticas de sustentabilidade que viabilizaram o desempenho alcançado no UI GreenMetric 2023. Serão igualmente abordados os desafios para o futuro, tendo em conta o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade no IPL.