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- O lugar da arte como lugar de encontroPublication . Pardal, AdrianaA criação de conhecimento, independentemente da sua aparência, do lugar disciplinar e das estruturas sociais que possa habitar², significa “participar” – estar em relação com; “participar é uma maneira de se referir ao Outro” (Levinas, 2018 [1980], 49); e, nessa correspondência, que alimentamos vivendo, não há possibilidade de construção de conhecimento fora da relação particular com o ser exterior. Contrária a esta conceção, confrontamo-nos com “objetos acabados”, em evidente retração de uma autonomia da invenção ou da co-operação. Nesta ficção pronta, o espetador, visitante, leitor ou aluno acha-se excluído dos processos que fazem parte da fabricação de qualquer conhecimento, prática criativa. Como se toda a produção procedesse de um conhecimento preexistente, fechado.
- O olhar tem vertigens: a mediação artística e cultural na construção de conhecimentoPublication . Pardal, AdrianaA mediação artística e cultural constitui-se como uma prática que tem em vista ocasionar momentos libertadores da mente e do corpo, para experimentar e conceber obras de arte enquanto inícios de explicitação de qualquer coisa de singular e coletiva; almejando, nesse incitamento, um movimento para se aprender a ver mais, a interrogar mais, a sentir mais; e, nessa possibilidade de ressonância orgânica dos sentidos, a ter prazer. Trata-se, pois, de uma operação instigante, que orienta a dinâmica do/a mediador/a - intérprete face à força e fluxos próprios das coisas e dos participantes na ação, a conduzir e a produzir uma relação viva e harmónica, de correspondências entre estes. Ora, tal implica que o/a mediador/a conceba um desenho (ainda que provisional) de um sistema de situações específicas que convide o/a participante a se envolver e a desvelar qualquer coisa num lugar de reunião, formado por um conjunto de movimentos particulares. A compreensão surge, desta maneira, através das interconexões estabelecidas entre aqueles/as que se implicam no movimento de decifração das relações estéticas e sociais geradas a partir das condições existentes.