Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
153.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A criação de conhecimento, independentemente da sua aparência, do lugar disciplinar e
das estruturas sociais que possa habitar², significa “participar” – estar em relação com;
“participar é uma maneira de se referir ao Outro” (Levinas, 2018 [1980], 49); e, nessa
correspondência, que alimentamos vivendo, não há possibilidade de construção de
conhecimento fora da relação particular com o ser exterior.
Contrária a esta conceção, confrontamo-nos com “objetos acabados”, em evidente retração
de uma autonomia da invenção ou da co-operação. Nesta ficção pronta, o espetador,
visitante, leitor ou aluno acha-se excluído dos processos que fazem parte da fabricação
de qualquer conhecimento, prática criativa. Como se toda a produção procedesse de um
conhecimento preexistente, fechado.
Description
Keywords
Arte Educação
Citation
Pardal, A. (2021). O lugar da arte como lugar de encontro. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.31-35). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.123
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa