Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
- Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dançaPublication . Fernandes, João; Xavier, MadalenaDa complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões relacionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apresentação, procedimentos e intervenientes. A dança contemporânea é, na perspetiva de diversos autores, a dança que se carateriza simultaneamente pela afirmação singular dos seus criadores e pela pluralidade das suas práticas coreográficas. Resulta de um trajeto com origem no início do século XX, evidenciado pela diversidade de posicionamentos e cujas implicações contribuem para a redefinição do género e para a sua condição instável e provisória.
- (Re)pensar o ensino da composição coreográficaPublication . Xavier, Madalena; Monteiro, ElisabetePartindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.