Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Contextos, impulsos e temáticas da criação coreográfica contemporânea nacional. Que tendências?
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    A nossa reflexão procura sistematizar algumas questões que se prendem com os processos de criação coreográfica contemporânea e que nos revelam aspetos da sua dimensão conceptual, motivacional e contextual. Dada a complexidade e abrangência da temática, centrámo-nos no percurso de três coreógrafos nacionais de referência – Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Victor Hugo Pontes – no período entre 2011 e 2014. Esta reflexão apoia-se na análise documental de entrevistas e sinopses artísticas, informação divulgada através das estruturas que acolheram os processos criativos em questão e pelas salas de espetáculos onde se apresentaram estas obras. Concluímos que o contexto de criação é amplo e diversificado; que o impulso para a criação pode contemplar dimensões distintas, uma centrada na vontade do próprio coreógrafo e outra que dá forma a um desafio exterior; diferentes processos para a definição temática da obra coreográfica foram identificados.
  • (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.
  • Criação coreográfica contemporânea: breve enquadramento conceptual
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    Esta reflexão de carácter exploratório pretende, como o próprio nome indica, ser um estudo preliminar das questões que se colocam com maior acuidade na contemporaneidade, no âmbito do ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Partindo da (in)definição que caracteriza a Dança Contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer como fundamental o desenvolvimento de percursos essencialmente singulares, pretendemos refletir sobre a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades criativas dos intérpretes-criadores contemporâneos em contextos de formação. Esta é uma problemática que a nossa intervenção pedagógica e interesse profissional de forma plena justificam. Debruçamo-nos sobre a singularidade de dois projetos no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea Portuguesa, refletindo sobre aspetos da relação entre coreógrafo - intérprete - pesquisa - materialização do movimento. Pretendemos sublinhar a importância que reconhecemos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica e a necessidade de o repensar na proximidade com as práticas artísticas atuais, procurando fazer emergir questões sobre a problemática aqui abordada.