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- Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuaisPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana; Ferreira, Joana VazA presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.
- Práticas artísticas e práticas educativas: planos de tangência e transversalidadePublication . Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz; Pereira, Teresa MatosA presente comunicação incide sobre as bases de natureza teórica que possibilitaram estruturar as unidades curriculares (UC) de Artes Plásticas I e II integradas na Licenciatura em Educação Básica (Escola Superior de Educação de Lisboa) e as dimensões práticas que estão inerentes às metodologias utilizadas bem como estratégias de lecionação. A importância do desenvolvimento de processos criativos por parte de futuros educadores é aqui afirmada como componente da formação por forma a conjugar desenvolvimento pessoal com desenvolvimento profissional. Neste sentido, o desenho curricular das UC tem como princípios a promoção de i) um contacto com diferentes técnicas de exploração plástica, atendendo à sua integração em processos de trabalho amplos; ii) abordagens criativas que envolvam questões de natureza conceptual, formal e técnica e iii) a articulação entre os campo artístico e didático. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite assim a integração de conhecimentos de natureza variada de modo a estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contextos educativos formal e não formal