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- O impacto da pandemia no uso das tecnologias móveis em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: análise qualitativaPublication . Lopes, Carlos; Caballero-Mariscal, David; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaIntrodução: O desenvolvimento das tecnologias móveis tem ocupado um espaço fundamental no ensino superior nos últimos anos. Na atualidade, o acesso à informação, a comunicação e o processo de ensino-aprendizagem não podem ser concebidos sem os dispositivos móveis. Esta realidade conheceu um aceleramento no período durante e pós-pandemia devido à adaptação forçada ao ensino virtual e à necessidade de adotar novas estratégias. Contudo, apesar desta transição irrevogável, existem discrepâncias entre o ritmo social no processo de adaptação a novas realidades e a efetiva adaptação por parte das instituições de ensino superior na passagem da “pesquisa de informação fixa” para a “pesquisa de informação móvel” e suas implicações na acessibilidade, ubiquidade e imediatismo. Estes elementos têm um impacto significativo na forma como os bibliotecários disponibilizam informação e como os professores implementam as suas metodologias e se relacionam com a informação. As tecnologias móveis têm vindo a ser progressivamente integradas nas aprendizagens no ensino superior e com um nível de aceitação muito significativo, não só devido à sua utilidade, mas também porque tornam o ambiente de aprendizagem mais atrativo e motivador. Neste sentido, estudantes, professores e bibliotecários podem beneficiar grandemente das possibilidades que os dispositivos móveis e suas aplicações podem oferecer. Objetivo: Analisar comparativamente as perceções dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre o impacto da pandemia no uso e na inclusão das tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem.
- Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemiaPublication . Lopes, Carlos; Caballero-Mariscal, David; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaPretende-se analisar comparativamente as perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos académicos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais na promoção da literacia digital. A metodologia utilizada foi a sócio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Nos resultados, os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autopercepção. Na discussão e conclusão, decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências básicas em literacia digital. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.