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- Perceções dos investigadores sobre as competências do bibliotecário da saúde: um estudo qualitativoPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Olivera Zaldua, Maria; Terra, Ana Lúcia; Agustín Lacruz, CarmenNa área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
- Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19Publication . Lopes, Carlos; Caballero Mariscal, David; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com a IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e desafiador. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e usar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a a tecnologia adotada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, reconhecendo o seu potencial, dividimo nos entre entusiasmo e escrutínio cauteloso. Devemos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da literacia da informação?
- Revistas, editoras e congressos predadores e a investigação científicaPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaA pressão para publicar e a dificuldade em discernir a revista legítima da ilegítima e a editora confiável da não confiável fomentam um ambiente favorável à proliferação de publicações questionáveis. Também os congressos predadores têm proliferado nos últimos anos, movimentando elevados montantes e onde todos pagam para circular. Os investigadores devem, numa postura exigente e informada, no interesse da confiabilidade da (e na) ciência, ter boas práticas de investigação, evitando a inclusão de dados falsos, plagiados ou manipulados, que prejudicam a qualidade dos resultados e das conclusões, influenciando a evidência científica, a ciência e a sociedade. Objetivos do workshop: 1. Analisar e caracterizar o fenómeno a partir da literatura indexada na JSTOR, ProQuest, PubMed, Scopus e Web of Science, desde 2012 à atualidade. 2. Analisar o impacto das revistas, editoras e congressos predadores na investigação científica, identificando características e o conhecimento adquirido. 3. Dotar doutorandos, professores e investigadores com um conjunto de recomendações orientadoras e de alerta face ao fenómeno.