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- IntroduçãoPublication . Silva, Maria João; Branco, Neusa; Pessoa, Ana MariaO presente e-book, Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, tem a sua origem com o regresso ao regime presencial nas escolas de todos os níveis de Ensino em Portugal, no ano letivo 2021-2022, após períodos de Ensino Remoto de Emergência e de ensino misto, nos anos letivos de 2019-2020 e de 2020-2021, devido à Pandemia da COVID-19. Nesse regresso à “normalidade”, as organizadoras deste e-book consideraram fundamental reificar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido a distância, na formação para a educação em ambientes formais e não formais, e sobre os potenciais contributos do mesmo para as estratégias e práticas em ensino e aprendizagem presencial. Como Flores e Gago (2020), salienta-se que os desafios e ruturas causados pelo encerramento das Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser vistos também como oportunidades para aprender e para dar novas formas aos tradicionais papéis e práticas.
- Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais. Um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Pires, Ana Luisa Oliveira; Pessoa, Ana MariaEste artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2, designado Empowering ePortfolio Process. A finalidade do projeto é o estudo das práticas de utilização de portefólios digitais como instrumentos de aprendizagem e avaliação no ensino superior, nos cinco países parceiros do projeto. Na fase do projeto em que se pretendia perceber as perspetivas dos estudantes sobre a utilização dos portefólios digitais, foram entrevistados estudantes portugueses com experiência de utilização daqueles instrumentos na Unidade Curricular (UC) de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (LPTIC), pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ensino Básico. A análise de dados permitiu perceber que os estudantes relevam nesta UC a aprendizagem colaborativa e a descoberta de novos métodos de trabalho mais centrados no aluno, reconhecendo-a como um contexto útil (ou significativo?) de aprendizagem.
- Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em PortugalPublication . Silva, Maria João; Branco, Neusa; Pessoa, Ana MariaO presente e-book, Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, tem a sua origem com o regresso ao regime presencial nas escolas de todos os níveis de Ensino em Portugal, no ano letivo 2021-2022, após períodos de Ensino Remoto de Emergência e de ensino misto, nos anos letivos de 2019-2020 e de 2020-2021, devido à Pandemia da COVID-19.