Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Places of encounter in dance, education and creationPublication . Neto, Ângelo CidABSTRACT - This text intends to think about contemporary choreographic creation in an educational plane. Thus, in the context of theatrical dance and contemporary choreographic creation practices, it establishes a set of axes of reflection on the methods and processes of choreographic creation. It is an investigation that promotes meeting places, as places that relate artistic and pedagogical practices. Methodologically, the field of investigation, is in the interstices of the artist, teacher, and researcher. Therefore, artistic practice is thought as a cartography of experiences in dialogue with an investigative writing to maintain the life and the immanent movement of these unique processes. Where the teacher-choreographer and the student-interpreter are two crucial figures who share the infinitive form of the verb ‘to create’. Thus, the choreographic work is problematized as a place of dialogue between the agents of creation. Namely, the importance of the body and its indeterminacy on the path of encounter. How the unknown destabilizes the process, giving it a valuable fragility in the field of artistic education and the resistance of choreographic work. The creator-interpreter enshrines the possibility of entering a creative process towards a minor world, in a horizontal and collaborative relational scheme. Creation and education are ways of awakening attention to the unfolding of the body and, consequently, to its autopoietic and self-transforming mechanism proposing a new geographical landscape.
- Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporâneaPublication . Neto, AngeloA aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.
- Dança, educação e criação: lugares de encontroPublication . Neto, Ângelo Cid; Ramos do Ó, Jorge; Xavier, MadalenaDança, educação e criação: lugares de encontro é um texto que pretende pensar a criação coreográfica contemporânea num plano educativo. Assim, no contexto da dança teatral e das práticas de criação coreográfica na contemporaneidade, estabelece um conjunto de eixos para a reflexão sobre os métodos e os processos de criação coreográfica. É uma investigação que promove lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam a prática artística e a prática pedagógica. Metodologicamente o texto configura-se nos interstícios do artista, professor e investigador, sendo convocada a artografia enquanto prática investigativa. Assim, pensa-se a prática artística numa cartografia de experiências pessoais ou em diálogo com a experiência de outros artistas-professores entrevistados. Através deste diálogo, fomenta-se uma escrita investigativa que pretende manter a vida e o movimento imanente destes processos singulares. Onde o professor-coreógrafo e o aluno-intérprete são duas figuras cruciais que partilham o verbo criar. Assim, a obra coreográfica problematiza-se enquanto lugar-ferida na relação entre os agentes da criação. Nomeadamente, na importância do corpo e da sua indeterminação no caminho do encontro e de encontrar. O desconhecido, nas práticas de criação, desestabiliza o processo conferindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e da resistência da obra coreográfica. O intérprete-criador consagra uma possibilidade de entrada num processo de criação em direção a uma menoridade, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção sobre o desdobramento do corpo e, por consequência, do seu mecanismo autopoiético e transformador-de-si.