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- Escolas especializadas de música da rede pública e da rede particular e cooperativa em Portugal: panorama atualPublication . Almeida e Silva, Helena; Vieira, Maria HelenaEm 189 anos, desde a criação do Conservatório Nacional (1835), o número de escolas de música do ensino artístico especializado (EAE) público foi aumentando muito lentamente, até 12 escolas em 2024. A Academia dos Amadores de Música (1884) foi o primeiro grande marco do ensino musical privado em Portugal, tendo a rede particular e cooperativa evoluído paralelamente à pública, até ser hoje cerca de doze vezes maior. Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI a oferta de EAE de música foi-se tornando mais complexa com o aparecimento: do regime de frequência articulado (1983); das escolas profissionais de música (1989); de cursos profissionais em escolas do EAE (2000); e de cursos especializados e cursos profissionais autónomos nos Agrupamentos de Escolas (a partir de 2010). Atualmente mantém-se um grande desequilíbrio na oferta de EAE de música (23 escolas com oferta pública diversificada e 140 escolas com ofertas privadas) apesar do crescimento de protocolos do ensino articulado com escolas especializadas públicas e privadas e do aumento de cursos do EAE nas escolas do ensino geral.
- Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas?Publication . Almeida e Silva, Helena; Vieira, Maria Helena“Não tenho jeito para a música”, “Não tenho tempo para isto”, “Não gosto das músicas que tenho de tocar” são algumas das frases que ouvimos frequentemente quando os alunos expressam a sua desmotivação para com a sua aprendizagem musical, ou quando justificam o facto de terem desistido do ensino especializado de música. Mas afinal porque é que, segundo a literatura existente, há tantos alunos que se inscrevem nas escolas de música e tão poucos que terminam o seu percurso? Quais serão as causas que levam ao abandono escolar no ensino especializado de música? As causas em Portugal serão semelhantes às causas internacionais? Haverá causas mais relevantes que outras? E causas que se possam evitar? Na literatura internacional e nacional podemos verificar que são mencionadas diversas razões para o abandono escolar no ensino especializado de música, agrupáveis em categorias como: fatores individuais, fatores familiares e do círculo de relacionamentos do aluno, fatores escolares e fatores de política educativa e cultural. Partindo da análise e comparação da literatura internacional e nacional sobre o tema, apresenta-se uma síntese e uma reflexão sobre as causas de abandono escolar no ensino especializado de música. A compreensão destas causas é essencial para que os professores, familiares, diretores de escolas e agentes políticos possam agir de modo informado sobre o seu papel específico na prevenção do fenómeno. Os resultados desta fase deste projeto de investigação em curso na Universidade do Minho sugerem que a prevenção do abandono poderá passar pela adoção de uma visão integral e humanista do aluno, pela rejeição do ensino dos conteúdos e competências técnicas como foco único da aprendizagem e pela consideração mais consciente de fatores contextuais, tais como o perfil socioeconómico familiar, o perfil psicológico e as motivações do aluno, ou as relações interpessoais em contexto escolar. O abandono escolar do ensino especializado de música emerge nesta pesquisa como um fenómeno complexo que exige uma abordagem investigativa complexa, na consciência de que um modelo de ensino é uma estrutura que se destina aos alunos, e que não são os alunos que se destinam a um modelo de ensino.
- Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas?Publication . Almeida e Silva, Helena; Vieira, Maria Helena“Não tenho jeito para a música”, “Não tenho tempo para isto”, “Não gosto das músicas que tenho de tocar” são algumas das frases que ouvimos frequentemente quando os alunos expressam a sua desmotivação para com a sua aprendizagem musical, ou quando justificam o facto de terem desistido do ensino especializado de música. Mas afinal porque é que, segundo a literatura existente, há tantos alunos que se inscrevem nas escolas de música e tão poucos que terminam o seu percurso? Quais serão as causas que levam ao abandono escolar no ensino especializado de música? As causas em Portugal serão semelhantes às causas internacionais? Haverá causas mais relevantes que outras? E causas que se possam evitar? Na literatura internacional e nacional podemos verificar que são mencionadas diversas razões para o abandono escolar no ensino especializado de música, agrupáveis em categorias como: fatores individuais, fatores familiares e do círculo de relacionamentos do aluno, fatores escolares e fatores de política educativa e cultural. Partindo da análise e comparação da literatura internacional e nacional sobre o tema, apresenta-se uma síntese e uma reflexão sobre as causas de abandono escolar no ensino especializado de música. A compreensão destas causas é essencial para que os professores, familiares, diretores de escolas e agentes políticos possam agir de modo informado sobre o seu papel específico na prevenção do fenómeno. Os resultados desta fase deste projeto de investigação em curso na Universidade do Minho sugerem que a prevenção do abandono poderá passar pela adoção de uma visão integral e humanista do aluno, pela rejeição do ensino dos conteúdos e competências técnicas como foco único da aprendizagem e pela consideração mais consciente de fatores contextuais, tais como o perfil socioeconómico familiar, o perfil psicológico e as motivações do aluno, ou as relações interpessoais em contexto escolar. O abandono escolar do ensino especializado de música emerge nesta pesquisa como um fenómeno complexo que exige uma abordagem investigativa complexa, na consciência de que um modelo de ensino é uma estrutura que se destina aos alunos, e que não são os alunos que se destinam a um modelo de ensino.
