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  • ParticipART – “Amanhã temos bom dia”. Projeto artístico de intervenção comunitária
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histórico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memória dos espaços, do trabalho e das vivências da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação Artística e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa Através das práticas associadas à Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no âmbito das artes visuais e das artes performativas (música e teatro) a problemáticas locais que envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares ou do trabalho operário, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligações entre a problemática da memória do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetáculo multidisciplinar intitulado “Amanhã temos bom dia” e intervenções artísticas em espaço urbano.
  • Educação artística em contextos extraescolares: diagnóstico sobre [tudo]
    Publication . Santos, Kátia; Vieira, Natália
    A unidade curricular (UC) Educação Artística em Contextos Extraescolares (EACEE) estrutura-se em torno do papel da educação artística, conceção e desenvolvimento de projetos e iniciativas de educação extraescolar. Objetos teatral e plástico são pretextos e substância para desenvolver e expandir processos educativos, numa abordagem quer teórica, quer metodológica.
  • PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
    Publication . Lino, Dalila; Hortas, Maria João; Nunes, Clarisse; Rocha, Carla; Vieira, Natália; Sá, Kátia; Fuertes, Marina
    Este projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.
  • Guide to building inclusive cultural spaces
    Publication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, Moritz
    A criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Processos criativos e comunidade: saber ser com Música, Teatro e Artes Visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Sá, Kátia; Vieira, Natália
    A comunicação proposta apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART - Criação, Comunidade e Desenvolvimento, que incidiu nas possibilidades inclusivas da prática artística com um grupo de crianças e jovens. O projeto ParticipART é um projeto extracurricular de Investigação, Desenvolvimento & Criação Artística, apoiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e visa fomentar processos de criação artística em diferentes contextos comunitários, com estudantes de artes visuais e tecnologias da Escola Superior de Educação. O projeto integra um conjunto de atividades que configuram diferentes modalidades de trabalho criativo com a comunidade e para a comunidade. Uma das atividades, desenvolvida no concelho de Santiago do Cacém, foi o workshop MovimentARTE. Este workshop assumiu-se como momento de contacto inicial com um grupo de crianças e jovens e envolveu as áreas da Música, Teatro e Artes Visuais. Considerando a importância das relações interpessoais/sociabilidades, este trabalho teve como objetivo a promoção do saber ser através das práticas e processos criativos no âmbito destas três áreas e constituiu-se enquanto proposta inclusiva em torno dos afetos e das emoções, proporcionando a oportunidade de explorar diferentes linguagens artísticas, de modo integrado, visando a inteligência emocional, designadamente o relacionamento interpessoal, motivação e empatia.