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  • Prevenção do COVID-19 nos websites institucionais: que papel desempenharam os cuidados de saúde primários?
    Publication . Garcia, Andreia; Eiró-Gomes, Mafalda
    Os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) têm como responsabilidade a prestação de cuidados de saúde primários, a nível nacional. No ato da sua criação, em 2008, ficou expresso que para cumprir a sua missão, desenvolvem, entre outras medidas, iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença (Decreto-Lei n.º 28/2008). O objetivo principal deste estudo foi identificar, na perspetiva dos utentes, se os websites institucionais dos ACeS apresentaram conteúdos relacionados com a infeção por Sars-CoV-2 e a sua prevenção. Os resultados obtidos indicam que os recursos online utilizados pelos ACeS apresentam várias falhas que precisam de ser colmatadas, tais como a atualização dos conteúdos. Entendemos, assim, em linha com estudos anteriores (Garcia & Eiró-Gomes, 2020), que a comunicação desenvolvida pelos ACeS, em Portugal, está longe de uma perspetiva estratégica, que possa contribuir para uma redução dos comportamentos de risco relacionados com a pandemia de covid-19.
  • A qualidade dos folhetos informativos sobre saúde: estudo de caso do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra (Portugal)
    Publication . Garcia, Andreia; Eiró-Gomes, Mafalda
    Introdução: Os folhetos informativos são um dos instrumentos de comunicação mais utilizados para informar os doentes. Objetivo: Pretende-se, assim, analisar os folhetos informativos recolhidos num centro de saúde responsável pela prestação de cuidados de saúde primários em Portugal. Métodos: A análise foi realizada com a aplicação da grelha Suitability Assessment of Materials. Esse teste tem como objetivo avaliar os materiais informativos quanto à sua adequabilidade, classificando-os como inadequados, adequados ou muito adequados. Resultados: Os folhetos disponíveis nessa unidade de saúde são muito adequados para a promoção da saúde e a prevenção da doença. Conclusões: A produção de materiais informativos, como folhetos informativos, usualmente disponíveis nas salas de espera das unidades de saúde, deve continuar a ser um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos pelas instituições responsáveis pelos cuidados de saúde primários, em Portugal, para informar os doentes.
  • Beyond the like button: how European Public health institutions use social media in 2024?
    Publication . Brito, Duarte Vital; Garcia, Andreia
    In 2024, 62% of world’s population actively use social media (SM), with people aged 16 to 64 spending an average of 2 hours and 23 minutes daily across 6,7 SM platforms - most people use Facebook but spend more time on TikTok. While these platforms are essential for disseminating public health information, this study aims to explore their use by public health institutions in European countries.
  • Internal communication in pharmaceutical companies: a case study of Portuguese companies during the pandemic of COVID-19
    Publication . Alves Garcia, Ana Andreia
    While companies across different sectors in the Western world have increasingly begun to value their employees’ roles, this practice is not yet universal in our globalized economy. This research examines how the COVID-19 pandemic influenced employee communication practices within pharmaceutical companies operating in Portugal. Through a survey of communication managers, our findings reveal that these companies not only shifted to online communication channels during the pandemic but continue to maintain these digital platforms as primary communication tools.