Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pereira, Susana; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação; Alves, Dina; Paulos, Bruno; Freitas, Liliana; Seiça, Rita; Teixeira, InêsObjetivo geral: contribuir para a promoção de práticas inovadoras no ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso a tecnologias digitais. Objetivos específicos: (i) criar três recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) desenvolver investigação experimental sobre a implementação de recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) divulgar os recursos educativos digitais e a investigação desenvolvida no projeto junto de professores e investigadores das áreas da educação e da produção multimédia. Financiamento: Instituto Politécnico de Lisboa
- Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo PereiraUm dos desafios que se impõem com a revolução tecnológica é o desenvolvimento de recursos educativos digitais que reflitam os resultados da investigação desenvolvida nas didáticas específicas. Na sequência de uma experiência pedagógica realizada na área de didática da língua, este estudo tem como objetivo analisar os protótipos de recursos educativos digitais produzidos no âmbito do Mestrado de Didática da Língua Portuguesa em funcionamento numa instituição de ensino superior portuguesa. A análise qualitativa dos recursos educativos é orientada pelos seguintes indicadores: desenvolvimento integrado de competências de língua; contextualização dos escritos; descoberta do funcionamento da língua; percursos não lineares e personalizados; diferentes linguagens mediáticas; e estratégias de gamificação. Os resultados demonstram que os recursos exploram sobretudo o conhecimento explícito da língua (em articulação com outras competências). Quando a competência de escrita está envolvida, a contextualização das produções é apresentada apenas como sugestão para o professor. A metodologia de descoberta do funcionamento da língua é mobilizada sobretudo na exploração da macroestrutura textual e na descoberta de regras de pontuação. O recurso a diferentes linguagens mediáticas é particularmente evidente na apresentação de textos multimodais. Os restantes indicadores são pouco explorados nos recursos, pelo que merecerão maior aprofundamento em futuras edições do mestrado.
- Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprenderPublication . Cardoso, Adriana; Almeida, António; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Silva, EncarnaçãoNeste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.
- RED.PT: un projet innovateur dans l’apprentissage de la langue à l’école primaire au PortugalPublication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo; Gonçalves, CarolinaÀ présent, les nouvelles générations - les natifs digitaux – ont des compétences élevées en technologies de l’information et de la communication. Cependant, au Portugal, l’École a tendance à résister à la culture numérique, attribuant aux nouvelles technologies un rôle auxiliaire, sporadique ou même résiduel. En se concentrant sur ce thème, le projet RED.PT (Ressources Éducatives Numériques pour Enseigner et Apprendre le Portugais au Primaire), en cours à l'Ecole Supérieure d'Éducation de Lisbonne, investit dans le développement de ressources éducatives numériques développées selon les directives méthodologiques suivantes: (i) le développement intégré des compétences linguistiques; (ii) la création de contextes significatifs, visant à la production et à la diffusion de différents genres textuels; (iii) l’apprentissage des règles du fonctionnement du langage par la découverte; (iv) la construction de chemins non linéaires; (v) l’utilisation de différentes langues des médias (texte, image, audio, vidéo); et (vi) les stratégies de gamification. Cette présentation a pour but de présenter deux ressources éducatives numériques développées dans le cadre de ce projet, qui visent: (i) le développement des compétences méta phonologiques des élèves autour de l’accent phonologique en portugais européen; (ii) le développement intégré des compétences de l'exploitation dans la recette culinaire textuelle.
- PerGRam: o ensino da gramática pela descobertaPublication . Pereira, Susana; Pinto, Mariana; Cardoso, AdrianaAnalisar os resultados obtidos com a implementação de um percurso didático orientado para o desenvolvimento da consciência lexical dos alunos do 1.º ano do Ensino Básico.
- Desenvolvimento da complexidade sintática do grupo nominal no 1.º cicloPublication . Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana OliveiraCom a terceira intervenção, pretende apresentar-se o estudo realizado a partir da gravação audiovisual do processo de escrita de quatro produções textuais de duas díades de duas escolas de contraste sociocultural, no 1.º ciclo do ensino básico. Apresenta-se a análise das operações metalinguísticas de revisão (Fabre, 2002) e os comentários orais (Calil, 2016) efetuados durante a escrita da produção, assim como a relação existente entre estas duas categorias.
- Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridadePublication . Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana; Pereira, SusanaNeste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito