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  • Creating a digital community of pratice
    Publication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana
    Several studies point to the idea that the technological development that has taken place in recent decades will have a strong impact on society, leading to the transformation of governmental, social and industrial structures. Faced with the challenges brought by this new reality, it is inevitable to reflect on how education can elevate the role of the human being in a context strongly dominated by automatic processes. In this scenario, it is essential that institutions that include in their mission teacher training promote, in articulation with teachers from other levels of education, spaces for reflection on the future of the school and, in particular, on the role that digital technology should play in the reconfiguration of teaching and learning processes. This communication aims to present a digital platform which aims to facilitate the consolidation of the community of practice (Wenger, McDermott, & Snyder, 2002) emerging in the context of the formation of an higher school of education in the area of digital education in Portugal. The platform aims to provide a space for sharing practices and building knowledge among peers with common interests. For this purpose, the platform has two distinct areas: a training space, focused on the individual development of skills, and a community space, focused on sharing resources and reflections around digital practices implemented in an educational context. As this platform is still in the development phase, this communication focuses on the presentation of the results related to the research, design and prototyping stages foreseen in the scope of methodologies for the development of multimedia projects.
  • Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação
    Publication . Souza, Joana; Cardoso, Adriana
    Este artigo tem como objetivo avaliar a perceção de docentes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes a frequentar mestrados que habilitam para a docência relativamente ao processo de recolha de dados nas plataformas digitais usadas em contexto educativo. O estudo assenta numa metodologia de base qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à implementação de um processo de focus group, procedendo-se posteriormente à transcrição e análise de conteúdo das sessões. A sessão de focus group organizou-se em torno de duas atividades: uma atividade de reflexão em torno das das plataformas sociais (e.g. Facebook, Instagram ou Spotify) e outra atividade centrada nas plataformas digitais em educação. A análise de conteúdo relativa às duas atividades permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: (i) recolha e análise de dados; (ii) objetivos; (iii) questões relacionadas com a privacidade, a vigilância e a ética. Na discussão dos grupos em torno da utilização das plataformas digitais online no ensino, foram mencionadas ainda vantagens e desvantagens do uso de plataformas digitais em educação.
  • Perceção dos docentes sobre a utilização de plataformas digitais online em educação
    Publication . Souza, Joana; Cardoso, Adriana
    Avaliar a perceção dos docentes sobre as plataformas digitais online para educação que usam nas suas práticas, nomeadamente ao nível dos processos de recolha, análise e processamento de dados
  • Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais
    Publication . Rodrigues, Ricardo Pereira; Souza, Joana; Palma, Nuno; Cardoso, Adriana
    No momento atual, o futuro da educação está a ser equacionado por vários setores da sociedade, sendo importante que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de partilha e reflexão sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. A criação de espaços de reflexão em torno das práticas e da utilização de tecnologias na educação pode ser uma estratégia para aproximar docentes e futuros docentes, integrando-os na discussão das políticas educativas, no âmbito da transição digital no ensino e na discussão em torno da utilização de plataformas sociais na educação e monitorização de dados, para implementação de novas práticas nos processos de ensino e aprendizagem. Esses podem ser também espaços que promovam ações de formação alinhadas com as propostas do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (Lucas & Moreira, 2017), que viabilizem a colaboração entre docentes e futuros docentes para o desenvolvimento de competências digitais e para a criação de recursos educativos digitais abertos e de qualidade. É neste contexto que, no âmbito do projeto Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, foi criada uma plataforma digital sem fins comerciais, que pretende promover a discussão, a partilha de práticas e o desenvolvimento de competências digitais dos docentes e futuros docentes. Potenciando o investimento que a Escola Superior de Educação tem feito na área das tecnologias digitais ao nível da formação, da criação de recursos educativos digitais e da investigação, esta plataforma visa consolidar a comunidade de prática que tem emergido informalmente a partir da formação de professores ministrada nesta instituição. Neste contexto, observa-se que, findo o período de formação, esta comunidade se tem dispersado, não existindo redes de conetividade eficazes que garantam uma efetiva partilha de experiências e reflexão em torno das práticas digitais em contexto educativo. É a partir da identificação desta lacuna que surge a ideia de criar um espaço virtual que (i) reúna os professores que terminam etapas de formação em torno da utilização de tecnologias na educação, permitindo que estes continuem a refletir e a colaborar; (ii) crie sinergias entre professores que se encontram no ativo e futuros professores em formação. O desenvolvimento da plataforma digital baseia-se nas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de projectos multimédia, seguindo em particular os métodos utilizados nos modelos ágeis, que se caracterizam pela organização das fases de desenvolvimento dos projectos em ciclos curtos de protótipo, criação e teste. Especificamente, este projecto adopta o quadro formal do Design Thinking, um método que utiliza um processo interativo centrado no utilizador, orientado para apoiar processos criativos de design, visando a resolução de problemas. Nesta comunicação, propõe-se a apresentação do processo de conceção e desenvolvimento da plataforma digital e das estratégias de comunicação adotadas para a divulgação da plataforma. Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Universidade de Aveiro.
  • Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educação
    Publication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana
    É fundamental que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de reflexão sobre o futuro da escola e, em particular, sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. Inscrevendo-se nesta temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar a plataforma digital Comunidade RED, que visa facilitar a consolidação da comunidade de prática emergente no contexto da formação da Escola Superior de Educação de Lisboa na área das tecnologias digitais, assim como a metodologia seguida para a sua conceção, desenvolvimento e implementação. A plataforma dispõe de quatro áreas distintas (comunidade; recursos educativos digitais; formação; área pessoal), constituindo-se como um espaço de partilha de práticas e construção de conhecimento entre alunos a frequentar cursos de formação de professores, diplomados da Escola Superior de Educação de Lisboa, professores cooperantes e outros docentes interessados nesta temática.
  • Cooking to learn: A digital educational resource for the promotion of curricular integration in primary school
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo; Souza, Joana; Palma, Nuno
    This paper presents current results of Cooking to Learn, a digital educational resource which aims at promoting an integrated development of skills (Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences) of students attending the 3rd grade of Primary School (age 8/9). It provides a multimedia environment with non-linear and interactive features to recreate a universe of sensory immersion in a restaurant where the user explores food production practices. Based on this metaphor, the experience breaks the traditional compartmentalization of the curriculum by fields and promotes curricular integration, through the exploring of recipes. In this context, situations related to seasonal fruits, parts of plants, pictograms, combinatorial problems, lexicon associated with gastronomy and linguistic properties of the textual genre culinary recipe are explored. In order to involve students in playful and stimulating experiences, gamification strategies are associated with factors of satisfaction of the participants in the act of playing (challenge, reward) and with immersion in a fictional world with many layers of interpretation. The methodology adopted is the conceptual model of Instructional Design, more precisely the ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation). This paper will focus on the design and development stages, documenting the path taken along the multimedia production, out of which new guidelines for future work might emerge.
  • Cooking to learn: A digital educational resource for the promotion of curricular integration in primary school
    Publication . Adriana Príncipe Cardoso, Maria; Rodrigues, Ricardo; Souza, Joana; Palma, Nuno
    Present results of Cooking to Learn, a digital educational resource which aims at promoting an integrated development of skills of students attending the 3rd grade of Primary School (age 8/9).
  • Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Palma, Nuno
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital (Cozinhar a Aprender) concebido para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um recurso digital interativo, de acesso livre, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências (português, matemática e estudo do meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tomando como referência o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE), apresenta-se a metodologia seguida para o desenvolvimento do recurso, especificando, para cada etapa, os procedimentos e instrumentos de trabalho adotados. Espera-se, assim, fornecer orientações metodológicas que possam ser mobilizadas por outras equipas para o desenvolvimento de novos recursos educativos digitais.
  • Tecnologia digital e ensino de língua: um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Gonçalves, Carolina; Palma, Nuno; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Souza, Joana
    Apresentar o recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, que visa promover o (português, matemática, estudo do meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (6-10 anos) a partir da exploração do género textual receita culinária.