Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo tem como objetivo avaliar a perceção de docentes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes a frequentar mestrados que habilitam para a docência relativamente ao processo de recolha de dados nas plataformas digitais usadas em contexto educativo. O estudo assenta numa metodologia de base qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à implementação de um processo de focus group, procedendo-se posteriormente à transcrição e análise de conteúdo das sessões. A sessão de focus group organizou-se em torno de duas atividades: uma atividade de reflexão em torno das das plataformas sociais (e.g. Facebook, Instagram ou Spotify) e outra atividade centrada nas plataformas digitais em educação. A análise de conteúdo relativa às duas atividades permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: (i) recolha e análise de dados; (ii) objetivos; (iii) questões relacionadas com a privacidade, a vigilância e a ética. Na discussão dos grupos em torno da utilização das plataformas digitais online no ensino, foram mencionadas ainda vantagens e desvantagens do uso de plataformas digitais em educação.

Description

Keywords

Perceção dos docentes Transição digital Plataformas digitais Datification na educação Práticas digitais na educação IPL/2021/ComRED_ESELx

Citation

Souza, J., & Cardoso, A. (2023). Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação. Atas do 12.º Congresso SOPCOM: Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos. SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaç

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaç

Collections

CC License