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Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo avaliar a perceção de docentes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes a frequentar mestrados que habilitam para a docência relativamente ao processo de recolha de dados nas plataformas digitais usadas em contexto educativo. O estudo assenta numa metodologia de base qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à implementação de um processo de focus group, procedendo-se posteriormente à transcrição e análise de conteúdo das sessões. A sessão de focus group organizou-se em torno de duas atividades: uma atividade de reflexão em torno das das plataformas sociais (e.g. Facebook, Instagram ou Spotify) e outra atividade centrada nas plataformas digitais em educação. A
análise de conteúdo relativa às duas atividades permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: (i) recolha e análise de dados; (ii) objetivos; (iii) questões relacionadas com a privacidade, a vigilância e a ética. Na discussão dos grupos em torno da utilização das plataformas digitais online no ensino, foram mencionadas ainda vantagens e desvantagens do uso de plataformas digitais em educação.
Description
Keywords
Perceção dos docentes Transição digital Plataformas digitais Datification na educação Práticas digitais na educação IPL/2021/ComRED_ESELx
Citation
Souza, J., & Cardoso, A. (2023). Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação. Atas do 12.º Congresso SOPCOM: Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos. SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaç
Publisher
SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaç