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  • A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexão
    Publication . Teodoro, Ana; Simões, Ana; Gama, Ana
    Nas últimas décadas o envelhecimento da população tem vindo a aumentar nos países centrais e semi periféricos da Europa e do mundo. Este fenómeno social que deriva de outras mudanças sociais (aumento da esperança de vida, diminuição das estruturas familiares, altas taxas de feminização do trabalho) tem suscitado, cada vez mais, a necessidade de criar respostas para os idosos (ex.: centros de dia e lares). Desde há alguns anos que a reflexão teórica sobre animação sociocultural tem sustentado a associação entre processos educativos em espaços não formais e os objetivos da intervenção em animação sociocultural. No entanto, essa associação deve estender-se igualmente a espaços informais, uma vez que estes correspondem aos espaços das vivências quotidianas dos indivíduos e, no caso do cidadão idoso, esses espaços vivenciais são frequentemente instituições nas quais se espera que os animadores socioculturais atuem. Na presente comunicação analisam-se e discutem-se as opções tomadas pelos alunos do curso da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma escola superior de educação pública que frequentaram, no ano letivo 2011/12, nos 2.º e 3.ºanos, a unidade curricular Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional e desenvolveram os seus estágios curriculares com idosos. A metodologia utilizada centra-se na análise documental (base de dados dos estágios e relatórios finais) e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos em questão.
  • As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade‖: a música como um meio
    Publication . Vieira, Natália; Gama, Ana; Marques, Manon; Garcia, Carlos
    Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma investigação, ainda que de carácter exploratório, sobre o trabalho desenvolvido pelos/as estudantes da Licenciatura Música na Comunidade no ano letivo 2014/15 no âmbito das unidades curriculares de estágio ―Prática Musical em Escolas do Ensino Básico‖ (2.º ano) e ―Prática Musical para Públicos Comunitários‖ (3.º ano). A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, visa a análise documental dos projetos e dos relatórios finais. A análise realizada permite-nos perceber a relevância que as práticas musicais podem ter nas comunidades, sobretudo junto de grupos que habitualmente se situam nas franjas da fruição e produção cultural. Também é evidente, que para além da área da música, a intervenção dos/as estudantes foi sustentada por uma forte ligação a outras áreas (a interdisciplinaridade), das quais destacamos o movimento e o teatro. Importa, ainda, salientar que em algumas situações, é notória a participação do público-alvo no processo de criação e existe uma mobilização de públicos de diferentes faixas etárias no mesmo projeto.